Logo Folha de Pernambuco

Dívidas

Procon vai ajudar a negociar dívidas

As inscrições para participar do Mutirão dos Superendividados começa hoje. Processo de agendamento será on-line. Negociações serão realizadas de 9 a 18 de dezembro, na sede do Procon

Secretária executiva de direito do consumidor, Mariana PontualSecretária executiva de direito do consumidor, Mariana Pontual - Foto: Ray Evllyn/SJDH

Com agendamento on-line, sem distribuição de fichas devido à pandemia da Covid-19, o Procon Pernambuco realizará mais uma edição do Mutirão dos Superendividados, de 9 a 18 de dezembro. O mutirão acontecerá na sede do órgão, localizada na rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, no Recife. A partir de hoje, os consumidores deverão agendar o atendimento através do site: www.procon.pe.gov.br, indicando o serviço desejado, o dia e horário de negociação.

De acordo com a secretária executiva de direito do consumidor, Mariana Pontual, o esquema de atendimento do Procon Pernambuco no mutirão foi adaptado devido à pandemia. “Nessa nova versão, por conta da pandemia, não faremos aquele atendimento de distribuição de fichas. Os consumidores precisam agendar o atendimento pela internet e no dia e horário que estiver agendado, o consumidor deve comparecer”, explica Mariana.

Participam da ação empresas como Celpe, Compesa, todas as empresas de telefonia, que englobam serviços de TV a cabo e internet, além de todos os bancos, por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Além disso, haverá negociação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com as prefeituras de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. “Será uma oportunidade interessante para os consumidores. Os nossos parceiros estão vindo para o Mutirão com condições diferenciadas. Durante a negociação, também estará presente um advogado do Procon intermediando essas negociações”, destaca Mariana Pontual.

Documentos

Para participar do mutirão, os consumidores devem apresentar alguns documentos no momento da negociação. São eles: original e cópia da carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação. Para outras informações, os consumidores podem ligar para o órgão, através do número: 0800-282-1512.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter