Procura por crédito cai 12,2% em setembro, revela pesquisa da Serasa
Juros elevados inibem busca por empréstimos
Os juros altos estão inibindo a busca do consumidor por empréstimos. Segundo relatório divulgado hoje (20) pela empresa Serasa Experian, a procura por operações de crédito recuou 12,2% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Essa foi a quarta queda mensal consecutiva.
Segundo a Serasa, os consumidores com renda pessoal mensal de R$ 500 a R$ 1 mil são os que menos têm buscado crédito. Todas as regiões registraram queda, mas a retração foi mais marcante no Sudeste (-13,9%), no Sul (-12,2%) e no Nordeste (-12%).
Leia também
• Ministério da Cidadania autorizou 11 bancos a operaram o crédito consignado para Auxílio Brasil
• Cinco maiores bancos dominaram 81,4% do mercado de crédito em 2021
• Serasa e Banco PAN anunciam nova modalidade de crédito
Juros em alta
De março de 2021 a agosto deste ano, a taxa Selic, juros básicos da economia, subiu de 2% para 13,75% ao ano. Para a Serasa, o encarecimento do crédito desestimula a demanda por crédito e impacta a maioria das linhas. A empresa aconselha ao consumidor reavaliar o orçamento doméstico e poupar dinheiro agora para enfrentar o fim deste ano e o início do próximo, períodos em que tradicionalmente os gastos sobem.
A pesquisa é feita com base numa amostra significativa de números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), consultados todos os meses na base de dados da Serasa Experian. O levantamento mede as relações de crédito dos consumidores com instituições financeiras e com empresas não financeiras.