Logo Folha de Pernambuco

Economia

Procura por crédito sobe 7,2% em janeiro, mostra Serasa Experian

A maior alta na busca por crédito ocorreu no Centro-Oeste

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento se deu devido aos gastos de início de ano, como o pagamento do IPVA, IPTU e de materiais escolaresSegundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento se deu devido aos gastos de início de ano, como o pagamento do IPVA, IPTU e de materiais escolares - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A procura dos consumidores por crédito aumentou 7,2% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano passado. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela Serasa Experian, o crescimento na busca de crédito financeiro do primeiro mês do ano, no entanto, foi o menor desde outubro de 2021, quando registrou alta de 5,6%. Em novembro foi 7,6% e em dezembro, 11,6%. 

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os gastos de início de ano com o pagamento do IPVA, IPTU e de materiais escolares, fazem os consumidores buscarem crédito para a complementação da renda.

“Os consumidores que precisam fechar as contas do fim do mês recorrem ao recurso financeiro para não ficar no vermelho. No entanto, as altas taxas de juros, também encareceram o acesso ao crédito. Por isso, embora as pessoas continuem precisando, o mês de janeiro registrou o menor percentual dos últimos três meses”, explica.

De acordo com os dados da Serasa Experian, as maiores altas na busca por crédito ocorreram no Centro-Oeste (16%), seguido das regiões Norte (14,5%), Sul (9,8%), Sudeste (5,4%), e Nordeste (3,7%).

Veja também

Newsletter