Logo Folha de Pernambuco

ENDIVIDAMENTO

Programas facilitam negociação de débitos

Próximo ao final do ano, consumidores e outros tipos de devedores podem recorrer a um dos refinanciamentos oferecidos pelo mercado

Foto: USP Imagens

A renegociação de dívidas surge como uma ferramenta crucial para os consumidores e empresas que buscam restabelecer o equilíbrio financeiro. Estabelecer um acordo é vantajoso e os programas governamentais para quitação de dívidas têm sido uma ótima saída para os endividados. Além disso, esses programas chegam em um bom momento tendo em vista a aproximação da Black Friday e do Natal

Segundo a economista, Lytiene Rodrigues Cunha, 96,3% da população pernambucana de menor renda está endividada com o cartão de crédito; 31,3% com carnês e 5,3% com crédito pessoal. Além disso, o comprometimento médio da renda das famílias é de oito meses para frente. Sendo assim, a possibilidade de negociação desses débitos é muito importante para a recuperação da capacidade de crédito e de renda dos consumidores, contribuindo até mesmo com a melhora da economia do Estado.

A economista enfatiza que os benefícios das iniciativas de negociação para a população pernambucana são muito bons, porque as taxas de juros estabelecidas são condizentes com a realidade de vida da população. "Houve uma ampliação do valor das dívidas a serem negociadas para R$ 20.000. Então, isso só favorece demasiadamente o pernambucano permitindo que ele saia da inadimplência”, disse Lytiene Rodrigues.  

DESENROLA

Entre os programas em vigor, o mais conhecido é o Desenrola Brasil do Governo Federal que, nesta segunda-feira (20), chega a uma nova etapa. A partir de agora, a faixa 1, destinada aos devedores com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que poderão renegociar dívidas de até R$ 20 mil.  Além disso, na quarta-feira (22), o programa promove o “Dia D - mutirão Desenrola”, uma ação em parceria com organizações dos bancos, sociedade civil e outros credores para impulsionar o alcance do programa. 

SERASA LIMPA NOME 

Já nesta terça-feira (21), tem início o último feirão Serasa Limpa Nome do ano. De 21 a 25 de novembro das 9h às 18h, o caminhão do projeto estará na Praça do Carmo, no Recife. Empresas parceiras, como a Neoenergia, bancos, operadoras de telefonia, varejistas, financeiras e securitizadoras oferecerão descontos de até 99%. 

CAMPANHA REAGE

Já a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), instituição financeira do Governo de Pernambuco vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (SEDEPE), abre uma nova fase de renegociação de dívidas para empreendedores que tomaram crédito junto à AGE. Por meio da campanha “Reage”, que teve início nesta segunda-feira (20), os clientes também poderão negociar seus débitos. Serão 30 dias com benefícios especiais para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI) que estão inscritos em cadastros de inadimplentes há mais de um ano.

Veja também

Taxa de desemprego recua em Pernambuco e mais 6 estados no terceiro trimestre, diz IBGE
desemprego

Taxa de desemprego recua em Pernambuco e mais 6 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE
EMPREGO

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE

Newsletter