Logo Folha de Pernambuco

Artesanato

Projetos de economia solidária serão selecionados para a edição deste ano da Fenearte. Veja como

As inscrições começam nesta terça-feira (18); escolhidos 20 artesãos

Fenearte começa com movimentação intensa do públicoFenearte começa com movimentação intensa do público - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Promover a economia popular solidária está entre os objetivos das políticas públicas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe-PE).

Assim, a entidade dará início, ainda neste mês de abril, a um processo seletivo de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) para ocupação de um espaço coletivo na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). 

Nesta terça-feira (18), começa o período de inscrições para concorrer a 20 vagas no estande institucional da secretaria na Feira, onde os artesãos poderão expor e comercializar seus produtos, de forma gratuita.  

A seleção é direcionada a organizações de caráter coletivo que realizam atividades econômicas, cujos participantes sejam trabalhadores do meio urbano ou rural, exercendo democraticamente a gestão das atividades e a alocação dos resultados - como, por exemplo, associações e cooperativas. 

Para a gestora da Sedepe, Amanda Aires, a ação é uma forma de “incentivar o trabalho dos empreendedores solidários, das mais diversas regiões do estado, gerando um impacto social muito positivo para a comunidade de origem dessas pessoas”. 

 A secretária destaca, ainda, que “a apresentação das peças na Fenearte, a maior Feira de Artesanato da América Latina, vai além da importância comercial, pois representa a oportunidade de oferecer uma grande visibilidade a esses produtos, fortalecendo toda uma cadeia de desenvolvimento social e sustentável”.

Inscrições
Os interessados em concorrer às oportunidades devem realizar a inscrição no período 18 de abril a 17 de maio de 2023, preenchendo o formulário que ficará aberto, durante o prazo, no site da Sedepe.

É necessário possuir Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL).  A escolha dos expositores passa por alguns critérios, como qualidade do produto, criatividade/inovação e consciência ambiental. Os candidatos podem ter acesso a todos os detalhes no edital, disponível no site da Secretaria. Para outras informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (81) 3184-7877, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter