Projetos de economia solidária serão selecionados para a edição deste ano da Fenearte. Veja como
As inscrições começam nesta terça-feira (18); escolhidos 20 artesãos
Promover a economia popular solidária está entre os objetivos das políticas públicas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe-PE).
Assim, a entidade dará início, ainda neste mês de abril, a um processo seletivo de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) para ocupação de um espaço coletivo na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).
Nesta terça-feira (18), começa o período de inscrições para concorrer a 20 vagas no estande institucional da secretaria na Feira, onde os artesãos poderão expor e comercializar seus produtos, de forma gratuita.
A seleção é direcionada a organizações de caráter coletivo que realizam atividades econômicas, cujos participantes sejam trabalhadores do meio urbano ou rural, exercendo democraticamente a gestão das atividades e a alocação dos resultados - como, por exemplo, associações e cooperativas.
Leia também
• Loiceiros de Pernambuco são homenageados da 23ª Fenearte
• Empreendedor pode receber até R$ 21 mil em financiamento da AGE para participar da Fenearte
• Fenearte divulga lista de selecionados para seus setores
Para a gestora da Sedepe, Amanda Aires, a ação é uma forma de “incentivar o trabalho dos empreendedores solidários, das mais diversas regiões do estado, gerando um impacto social muito positivo para a comunidade de origem dessas pessoas”.
A secretária destaca, ainda, que “a apresentação das peças na Fenearte, a maior Feira de Artesanato da América Latina, vai além da importância comercial, pois representa a oportunidade de oferecer uma grande visibilidade a esses produtos, fortalecendo toda uma cadeia de desenvolvimento social e sustentável”.
Inscrições
Os interessados em concorrer às oportunidades devem realizar a inscrição no período 18 de abril a 17 de maio de 2023, preenchendo o formulário que ficará aberto, durante o prazo, no site da Sedepe.
É necessário possuir Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL). A escolha dos expositores passa por alguns critérios, como qualidade do produto, criatividade/inovação e consciência ambiental. Os candidatos podem ter acesso a todos os detalhes no edital, disponível no site da Secretaria. Para outras informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (81) 3184-7877, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.