Logo Folha de Pernambuco

economia

Proposta do Brasil sobre tributação dos mais ricos é uma espécie de Pilar 3 da OCDE, diz Haddad

Haddad deu a declaração durante o encerramento do Simpósio de Tributação Internacional do G20

Fernando Haddad, ministro da EconomiaFernando Haddad, ministro da Economia - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira, 23, que a proposta do Brasil para o grupo das 20 maiores economias do globo (G20) de tributar os mais ricos é uma espécie de Pilar 3 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A instituição multilateral com sede em Paris conduziu duas fases sobre tributação internacional por meio de uma cooperação - não obrigação - de seus membros.

A ideia do Brasil, conforme Haddad, é reunir representantes políticos e da academia para que a solução seja desenhada por muitas mãos.
 

Ele disse que a proposta pode beneficiar a humanidade de forma inédita e, citando países do G7 e da Europa, disse que fica feliz que proposta tenha ganhado peso ultimamente.

Esta semana, porém, os Estados Unidos se opuseram a uma proposta de imposto global sobre a riqueza dos bilionários, conforme informou a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, rejeitando uma ideia lançada por Brasil, França e outras nações

"Duvido que teses debatidas aqui vão sair da agenda, entraram para ficar na agenda", afirmou Haddad, acrescentando que, quanto mais participação houver de países e da sociedade, melhor será o resultado. "Estamos sendo rebeldes, mas colocando proposta na mesa. Estamos nos insurgindo sobre o estado de coisas, mas apontando um caminho."
 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter