Logo Folha de Pernambuco

RESTAURAÇÃO

Proprietários de imóveis Centro do Recife assinam termo de compromisso com o Recentro

A Folha de Pernambuco, que está localizada no bairro, foi uma das que assinaram o documento, na tarde desta terça-feira (22), durante o Atende Recentro

Ivone Palácio (de branco) representou a Folha no ato de assinatura do termoIvone Palácio (de branco) representou a Folha no ato de assinatura do termo - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

A Folha de Pernambuco foi uma das 12 empresas situadas do Centro do Recife que assinaram, na tarde desta terça-feira (22), um Termo de Compromisso com o Gabinete do Centro do Recife (Recentro).

O documento regula, entre outras coisas, a obrigatoriedade do compromisso de execução dos serviços necessários de recuperação, reparo e manutenção desses prédios.

Com isso, os proprietários passam a contar com incentivos fiscais, que variam de acordo com os projetos apresentados, concedidos pela Prefeitura do Recife a partir de 2025.

O termo foi assinado pela gerente do Recentro, Ana Paula Vilaça; a gerente de Atração de Investimentos do Recentro, Maria Cândida; o gerente geral de desenvolvimento Urbano, Pedro Guedes; e a gerente Administrativa da Folha de Pernambuco, Ivone Palácio, acompanhada da gerente Contábil do jornal, Rosália Ernandes.

A expectativa do Recentro é de que, até o final deste mês, sejam assinados pelo menos mais 28 termos de compromisso.

“Esses imóveis vão ter direito ao benefício da Lei do Recentro. Para ter o benefício do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo, é preciso que o proprietário do imóvel faça um projeto de melhoria e cumpra algumas exigências”, afirmou Ana Paula Vilaça.

De acordo com ela, depois da vistoria do órgão de patrimônio, se for comprovado que faltou algum detalhe como, por exemplo, realizar a cobertura com uma telha não adequada, o proprietário se compromete a fazer esse ajuste para usufruir do benefício. “Caso não cumpram, vai ser cobrado retroativo”, lembrou Ana.

A Lei
Na primeira versão da Lei do Recentro, os proprietários licenciavam o projeto, executavam a obra e, só após execução, era possível dar entrada para requerer os incentivos fiscais.

No ano passado, o prefeito João Campos compreendeu, depois de entendimentos com a Secretaria de Finanças, que o momento que o proprietário mais precisa de apoio é quando vai executar a obra. A lei, então, foi alterada.

“A lei foi revisada com a finalidade de o proprietário licenciar a obra, gerando a possiblidade de ele assinar um termo de compromisso com o Recentro, comprometendo-se a executar aquela obra e, a partir daí, já poder dá entrada para ter direito ao benefício”, disse Maria Cândida.

Atende Recentro
As assinaturas dos termos de compromisso ocorreram durante o Atende Recentro, evento que está sendo realizado na CasaCor, no bairro do Recife, nesta terça-feira (22) e amanhã, das 14h às 19h, um projeto da Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro.

A ideia é atender proprietários de imóveis, investidores, arquitetos e engenheiros com dúvidas sobre os imóveis do Centro.

Ana Paula Vilaça (RecentroAna Paula: atendimento em um só lugar por uma equipe multidisciplinar            Foto: Ricardo Fernnades/Folha de Pernambuco

“O objetivo é reunir vários órgãos e secretarias da Prefeitura do Recife, bem como outros órgãos e entidades, como o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o Corpo de Bombeiros e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para que o proprietário do imóvel ou o investidor, possam tirar suas dúvidas, sejam elas de licenciamento, de autorizações de débito fiscal em um só um lugar com uma equipe multidisciplinar”, disse Ana Paula Vilaça.

O Sebrae-PE também está no Atende Recentro oferecendo serviços gratuitos de orientação técnica em empreendedorismo, planejamento, gestão financeira, fiscal e tributária. Já o Cartório Andrade Lima está lá tirando dúvidas a quem quer regularizar imóveis e tem alguma pendência.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter