Logo Folha de Pernambuco

Plano de Convivência

Público ampliado em eventos e estádios

A partir de segunda-feira, todos os tipos de eventos vão poder receber 5 mil pessoas ou 80% do espaço. Os estádios de futebol terão 30% de capacidade

Ana Paula VilaçaAna Paula Vilaça - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Plano de Convivências com a Covid-19 de Pernambuco terá novas flexibilizações nas atividades econômicas. A partir do dia 1º de novembro, todos os setores não terão mais restrição de horário para funcionar, todos os tipos de eventos podem ter até 5 mil pessoas ou 80% da capacidade do local, o que for menor. Outro avanço é a ampliação do público nos estádios de futebol profissional para até 30% da capacidade do local. O Arquipélago de Fernando de Noronha também passará por flexibilizações, como a divulgação de festas de réveillon, inclusive em espaços públicos, e o anúncio de que o uso de máscaras não será mais obrigatório na Ilha a partir do dia 17 de novembro.

Cinemas, teatros, circos e museus vão poder funcionar com 100% da capacidade. Para os estabelecimentos, eventos e jogos de futebol, o controle vacinal segue sendo obrigatório, com a exigência do comprovante de vacinação e testes antígenos.

Os produtores de eventos podem continuar contando com a plataforma Passe Seguro, selo lançado pelo Governo de Pernambuco que certifica os aplicativos para garantir o acesso, com agilidade e segurança, a eventos e shows.

Vacinação traz melhorias
Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, as novas medidas só são possíveis graças ao plano de imunização. “O cenário prevê progressões no plano de convivência, mas para isso continuar precisamos acelerar a vacinação e manter os cuidados mínimos com os protocolos. É o indicador da vacinação que vai permitir avanço nos protocolos”, disse.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, é importante que mesmo avançando, o controle vacinal permaneça onde for preciso. “Uma conquista importante para todas as atividades econômicas é o fim do horário de funcionamento. Passamos um tempo limitando isso e graças ao avanço da vacinação vem sendo permitido liberar. São anúncios importantes que vão beneficiar a economia do nosso Estado”, destacou Ana Paula Vilaça.

Fernando de Noronha
O Arquipélago de Fernando de Noronha também terá novas flexibilizações a partir de segunda-feira, quando está autorizada a divulgação de festas de réveillon na ilha, inclusive em espaços públicos. Além disso, o uso de máscara em locais abertos sem aglomerações, em Fernando de Noronha, deixará de ser obrigatório a partir do dia 17 de novembro.

Segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a medida é positiva já que a ilha de Fernando de Noronha é um dos principais pontos turísticos do Estado. “Noronha tem a sua particularidade e o controle de acesso e uso é mais simples. Dado a isso, se entendeu a possibilidade dos eventos, sem uso de máscaras. É importante e será destaque nacional. A procura estava grande e ficará ainda maior tendo em vista essa condição especial. Torcemos para que essas medidas possam atingir todo o nosso Estado”, declarou Novaes.
 

Veja o que vai ser permitido no Estado a partir de 1º de novembro Veja o que vai ser permitido no Estado a partir de 1º de novembro

Veja também

Newsletter