Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Qual se conecta primeiro, o celular ou o carregador na tomada? Saiba a maneira correta e os riscos

Segundo a fabricante Huawei, seguir o procedimento indicado reduz os riscos de sobretensão

CarregadorCarregador - Foto: Reprodução/Pixabay

Geralmente, o celular é colocado para carregar durante a noite. Essa ação, em muitos casos, torna-se automatizada, e o passo a passo não é questionado. Afinal, o procedimento de conectar o telefone no carregador, e o carregador na tomada é algo simples. Certo?

Porém, a realidade é que existe uma ordem correta que pode ser melhor para a saúde do dispositivo, disse a empresa de tecnologia Huawei em resposta recente à dúvida feita por usuários.

Qual é a maneira correta de carregar o celular?
A Huawei afirmou que a ordem importa por causa do risco de sobretensão. "Isso ocorre quando há um aumento inesperado da tensão, acima dos valores estabelecidos ou habituais", explica a Iberdrola, uma empresa espanhola de energia renovável.

 

De acordo com a multinacional chinesa, isso pode ser identificado quando se ouve um zumbido quando um telefone celular é ligado. Esse surto repentino de eletricidade pode causar perda de dados, degradação do desempenho, redução da vida útil da bateria, congelamento e reinicialização do telefone, oscilação intermitente da tela, ruído, danos ao circuito e outros problemas.

Em relação à ordem do carregador, ela afirma que isso acontece quando o cabo é conectado primeiro ao telefone e, em seguida, ligado à tomada elétrica. Isso poderia gerar um surto e uma sobretensão que poderiam danificar o dispositivo. Logo, o correto é o contrário, primeiro conectar o carregador à tomada e depois ao celular.

"Se você primeiro conectá-lo à tomada e depois conectar o telefone, embora o surto não possa ser eliminado, até certo ponto, você pode evitar o contato direto entre o surto e o telefone", sugeriu a Huawei sobre a maneira apropriada de carregar o telefone.

Além disso, a empresa recomendou desconectar o telefone da tomada primeiro. "Ao desconectar o carregador, é fácil gerar corrente reversa instantânea, o que pode causar vários problemas, como o envelhecimento acelerado e a redução da vida útil da bateria", disse.

Por fim, eles recomendaram ainda não deixar o telefone conectado à tomada por muito tempo depois de ter sido totalmente carregado.

Veja também

Lula sanciona lei que cria cadastro de condenados por crimes sexuais
Lula

Lula sanciona lei que cria cadastro de condenados por crimes sexuais

Rui Costa fala em dialogar com o mercado após dólar disparar
CÂMBIO

Rui Costa fala em dialogar com o mercado após dólar disparar

Newsletter