Logo Folha de Pernambuco

Economia

Queda na oferta de imóveis preocupa indústria da construção

Os empresários do ramo imobiliário continuam reclamando do alto preço dos insumos, como o cimento e o aço

ConstruçãoConstrução - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasi

Após registrar queda de quase 60% no início do ano, os lançamentos de imóveis subiram mais de 50% no último trimestre em relação ao período anterior, segundo levantamento que a CBIC (associação da indústria da construção) vai divulgar nesta segunda (23).

Mas o setor segue preocupado com a oferta de imóveis.

"Continuamos vendendo mais do que lançamos, e o estoque está reduzindo demais", diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins. Ele descarta a possibilidade de faltar estoque, mas diz que o risco de ter poucos imóveis à disposição é grande.

Pelos cálculos da entidade, se a média de vendas dos últimos 12 meses se mantivesse e nenhuma nova unidade fosse lançada, a oferta levaria oito meses para se esgotar.


No segundo trimestre, as vendas subiram 7% ante o período anterior.

A oferta final -formada pelas unidades que estão disponíveis para venda, em lançamento, construção ou prontas- caiu 2,3% na mesma base de comparação.

Os empresários do ramo imobiliário continuam reclamando do alto preço dos insumos, como o cimento e o aço, que afeta o setor há mais de um ano.

A pressão sobre os preços também preocupa porque pode afetar a capacidade de compra das pessoas, segundo Martins.
O levantamento mostra que o valor dos imóveis, descontado o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), aumentou quase 8% nos últimos três meses.

Os lançamentos para a faixa de mercado de maior renda, capaz de absorver a pressão nos preços, seguem avançando. Mas a participação do programa Casa Verde e Amarela no total de imóveis lançados e vendidos caiu no segundo trimestre em relação ao primeiro.

No mês passado, a CBIC voltou a apostar no crescimento de 4% no PIB do setor para 2021 após baixar a projeção para 2,5% em abril.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter