Brasil

Quem é Paulo Picchetti, novo indicado pelo governo Lula para diretoria do Banco Central

Economista coordenou índices de inflação e cursou mestrado na USP no início dos anos 1990, mesmo período que o atual ministro da Economia, Fernando Haddad

Paulo Picchetti é indicado para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos CorporativosPaulo Picchetti é indicado para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos - Foto: Divulgação/FGV

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (30) a indicação do professor Paulo Picchetti para assumir a diretoria de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) a partir do dia 1º de janeiro de 2024.

Haddad também anunciou que o governo Lula vai indicar o servidor de carreira do BC Rodrigo Alves Teixeira para a diretoria de Relacionamento e Cidadania. Os dois devem ser sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e aprovados pelo plenário da Casa.

Picchetti é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Universidade de Illinois. Atualmente, trabalha como professor na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).

Picchetti coordena o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) na Fundação Getúlio Vargas e acompanha a inflação há bastante tempo. Também foi coordenador de índice de preços na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

É especialista em econometria e análise de ciclos econômicos e índices de preços — temas relacionados à missão do Banco Central de assegurar a estabilidade de preços da economia. Pichetti cursou mestrado em economia na USP no início dos anos 1990, mesmo período em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O que faz a diretoria de Assuntos Internacionais?

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter