Ram Rampage Laramie Turbodiesel: testamos a potente picape fabricada em Pernambuco; saiba detalhes
Rampage ganha novo motor, mais segurança, porém preço mais salgado
Com pouco mais de um ano de mercado, a Ram Rampage apresentou mudanças bem significativas nos modelos 2025. A picape de luxo com DNA pernambucano, já que é produzida no Polo Automotivo da Stellantis, na cidade de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado, chega ainda mais potente e agora conta com o nível dois de condução semiautônoma em algumas versões, trazendo foco total na segurança dos passageiros do veículo.
Testamos a versão topo de linha, a Laramie, que agora sai do motor 2.0 para o 2.2 Turbodiesel. Inclusive, o óleo vem sendo o preferido das montadoras para equipar as picapes médias, devido ao preço elevado da gasolina nos últimos tempos (apesar de também manter a versão a gasolina).
Leia Também
• Mês de férias: o que checar antes da viagem
• NX 350h F-Sport: testamos o elegante SUV híbrido de luxo da Lexus; confira detalhes
• SUVs de luxo: saiba 5 modelos que vão ser lançados no Brasil em 2025
A nova picape da Ram chega para brigar pelo mercado das picapes médias, mas resta saber se entrega o suficiente para justificar o investimento, já que, com as melhorias, a Rampage Laramie teve preço reajustado em R$ 6.000, custando agora R$ 278.990.
Motorização
A Ram Rampage Laramie Turbo Diesel chegou ao mercado brasileiro como uma forte concorrente no segmento de picapes médias. Com um motor 2.0 Turbo Diesel de 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, porém esse conjunto já não fazia jus à categoria na qual a picape almejava figurar.
Com a nova configuração, o motor ganhou ainda mais força, e o carro passa a contar com o 2.2 turbodiesel com potência de 200 cv e 45,9 kgfm. Essa alteração deu muito mais fôlego à picape, que junto com uma transmissão automática de 9 marchas e tração 4x4, ficou com uma condução mais ágil e estável, mesmo em condições desafiadoras, colocando-se mais no páreo com as concorrentes.
O novo motor, inclusive, ganhou um segundo na aceleração de 0 a 100 km/h, que agora faz em 9,9 segundos, e retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente.
O novo propulsor ainda entrega mais economia, já que agora faz 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, de acordo com o ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
A velocidade máxima também subiu de 186 km/h para 196 km/h.
Design externo
O design externo continua exibindo a imponência típica da marca Ram, que tem mais de 5 m de comprimento e 1,89 m de largura. A frente robusta tem grade cromada e faróis Full LED e DRL, o que reforça o visual agressivo e moderno.
O requinte da versão é no para-choque dianteiro na cor do carro e a grade em filetes pretos com borda cromada, assim como o nome Ram estampado na frente e também atrás. O nome da versão fica na lateral e na traseira do lado esquerdo em preto brilhante e cromado. O para-choque traseiro também é cromado.
As rodas são de 17 polegadas, com detalhes cromados, assim como nos retrovisores, maçanetas e janelas, o que confere ainda sofisticação ao modelo.
Na parte de trás, antena shark em preto brilhante dá um ar de esportividade. Já as lanternas protuberantes têm um detalhe que talvez não agrade os pernambucanos mais bairristas, uma vez que há estrelinhas em alusão à bandeira dos Estados Unidos, já que a origem da Ram é americana.
Caçamba
Para os amantes de picapes, a caçamba é um dos principais itens na hora da escolha. A Rampage Laramie não deixa a desejar. São 980 litros de capacidade e pouco mais de uma tonelada no reboque.
Design interno
No interior, o acabamento premium em marrom nos bancos, no painel e portas em soft touch se destacam.
Por falar em bancos, eles são revestidos em couro, com ajustes elétricos tanto para o motorista, quanto para o passageiro, o que eleva a experiência de conforto.
O espaço interno é generoso para uma picape média, com capacidade para cinco ocupantes viajarem com certa comodidade, mas isso somente se os ocupantes de trás não forem tão altos. Se forem, talvez sintam falta de um pouco mais de espaço nas pernas, apesar do 2,99 m de entre-eixos.
O carro ainda conta com vários espaços para porta-objetos, principalmente no console, onde ainda serve de um bom e confortável encosto para os braços.
Além disso, a cabine consegue isolar bastante o barulho do lado de fora, tornando a experiência de dirigir a Ram ainda mais confortável.
Do lado de dentro, quase não dá para sentir os desníveis da estrada, o que mostra que a marca acertou na regulagem da suspensão, que deixa o carro bem firme durante a condução.
Tecnologia
Numa picape de luxo, os itens de tecnologia embarcada não podem deixar a desejar. A Ram Rampage Laramie cumpre bem o papel nesse quesito, já que o sistema de infotainment é composto por uma central multimídia de 12,3 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de carregador por indução com esfriamento para não esquentar o celular durante o carregamento, e duas entradas USB numa parte de baixo do console, que é vazado, e duas na parte de trás.
O ar-condicionado é dual zone com saída para os ocupantes da parte de trás. Ainda ganham destaque no modelo quando o quesito é tecnologia: seletor do câmbio giratório, a câmera de ré 360°, o freio de estacionamento eletrônico e o painel de instrumentos de 10,3 polegadas que pode ser comandado pelo volante multifuncional (que conta com o câmbio borboleta para quem gosta de dirigir no modo manual) com ajuste de altura e profundidade.
Segurança
A segurança é reforçada e robusta, como a própria Ram Rampage 2025. Agora o veículo conta com o nível dois de condução semiautônoma. Confira a lista dos recursos de segurança:
• Frenagem autônoma de emergência
• Piloto Automático Adaptativo
• Controle de estabilidade e tração
• Sete airbags
• Assistente de permanência e saída de faixa
• Alerta de colisão
• Alerta de ponto cego
• Freio a disco nas quatro rodas
Vale a pena?
A Ram Rampage Laramie é uma excelente escolha para quem busca uma picape que combine desempenho, tecnologia e capacidade de carga.
No segmento, a Ram Rampage Laramie disputa espaço com modelos como a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Em relação à Hilux, a Rampage oferece mais tecnologia e acabamento superior, mas perde em renome e robustez mecânica percebida.
Quando comparada a modelos como a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, a Rampage Laramie se destaca pelo design moderno e pela lista mais ampla de tecnologias. No entanto, o consumo e o preço podem pesar contra para quem prioriza custo-benefício.
Já comparada à S10, supera em conforto e modernidade, enquanto a Ranger é uma rival mais equilibrada em tecnologia e desempenho.
Para aqueles que valorizam sofisticação e potência, a Rampage Laramie é uma opção difícil de superar.
Então, se a busca é por uma picape média com um nível superior de conforto, tecnologia de ponta e alta capacidade de carga, a Ram Rampage Laramie Turbodiesel é uma opção atraente. Contudo, seu preço elevado pode afastar aqueles que priorizam custo-benefício puro. Para quem valoriza sofisticação e performance no mesmo pacote, é uma compra que vale a pena considerar.