Logo Folha de Pernambuco

Real

Real atinge mínimo em 19 meses frente ao dólar

A moeda brasileira caiu para 5,5261 reais por dólar

A queda do real ocorreu após a publicação do índice de preços IPCAA queda do real ocorreu após a publicação do índice de preços IPCA - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

O real recuou, nesta quarta-feira (26), ao seu nível mais baixo em 19 meses frente ao dólar nos mercados internacionais. A moeda americana se fortalece em relação às emergentes, mas também em relação ao euro e à libra.

A moeda brasileira caiu para 5,5261 reais por dólar, pela primeira vez desde meados de novembro de 2022.

A queda do real ocorreu após a publicação do índice de preços IPCA, que antecipa o dado de inflação, e ficou em 0,39% no mês de junho, abaixo do esperado pelos economistas (0,45%). 

Este dado pode influenciar o Banco Central do Brasil (BCB), que na semana passada manteve suas taxas diante de um aumento da inflação.

Em maio, a inflação no país foi de 3,93% em 12 meses, a primeira alta após sete quedas consecutivas.

A decisão de manter a taxa Selic em 10,5% rendeu ao BCB novas críticas públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defende veementemente um corte de taxas para facilitar o crédito e, com isso, o consumo e o investimento.

As críticas de Lula "lançam uma sombra sobre a credibilidade do BCB", considerou em uma nota Andrés Abadía, da Pantheon Macroeconomics. Isso enfraquece o discurso de firmeza que a instituição procura e tira respaldo do real.

Para Adam Button, analista da ForexLive, o Brasil é prejudicado por uma desaceleração que se desenha na economia mundial, e que afeta os grandes países exportadores de commodities.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter