Logo Folha de Pernambuco

receita federal

Receita abre canais para orientar contribuintes e evitar disputas

Confederações e entidades terão "canal VIP" de contato com o Fisco

ouça este conteúdo
play_circle_outline pause_circle_outline
ok
Receita Federal Receita Federal  - Foto: Agência Brasil

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou dois novos programas para "aumentar a parceira" entre o Fisco e o contribuinte: o Receita de Consenso e o Receita Soluciona. As medidas são o objeto de duas portarias publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), que entrarão em vigor em 30 dias.

As iniciativas vão ao encontro da postura que vem sendo adotada pelo Fisco desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como na questão da regularização tributária das encomendas internacionais.

— Publicamos duas portarias que dão um passo importante para que a Receita se torne parceira dos contribuintes no desenvolvimento do país. Boa parte da receita extraordinária que tem entrado este ano via Receita Federal são de ações de autorregularização tributária — destacou o secretário.

O Receita Soluciona é um "canal VIP" de contato com o Fisco para dúvidas de entidades de classe, sindicatos ou confederações. Segundo Barreirinhas, a Receita já responde dúvidas dos contribuintes todos os dias, mas o órgão sente falta de uma agregação das dúvidas.

— Estamos abrimos um espaço para que entidades tenham canal vip de diálogo com a Receita — disse o secretário.

- PUBLICIDADE -

O prazo para a resposta será de 90 dias. Pelo canal, as entidades poderão solicitar reuniões presenciais ou online com a Receita. O diálogo também pode mirar normativos e procedimentos do Fisco e resultar em alterações.

Segundo a secretária-adjunta da Receita, Adriana Gomes Rêgo, atualmente várias entidades solicitam reuniões para falar sobre o mesmo assunto. Com o Receita Soluciona, será possível marcar reuniões conjuntas. Ela ainda disse que o novo programa não prejudica o contato que já é feito entre o setor privado e o Fisco.

Já a Receita de Consenso será uma nova estrutura dentro da subsecretaria de Tributação para intermediar a relação do contribuinte com o Fisco e evitar litígios tributários: o Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).


Barreirinhas explicou que o Cecat fará ponderações entre o agente de fiscalização e o contribuinte. Poderá ser usado em contenciosos fiscais já iniciados ou para tirar dúvidas sobre o entendimento de empresas em questões de planejamento tributário.

- PUBLICIDADE -

— Temos o grande objetivo de evitar o litígio, em relação a arrecadação só o tempo dirá.


Inicialmente, será oferecido para quem tem alto nível de conformidade. Ou seja, dependerá de admissibilidade. O prazo para


— Não estamos falando de crime, conluio, fraude — esclareceu Barreirinhas.

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta terça-feira um conjunto de medidas de prevenção e solução de litígios tributários com foco na promoção da consensualidade e na melhoria do ambiente de negócios do país.

- PUBLICIDADE -

A iniciativa vai ao encontro da postura que vem sendo adotada pelo Fisco desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como na questão da regularização tributária das encomendas internacionais.

Veja também

Senac Petrolina oferece curso gratuito para empreendedores com inscrições abertas até sexta (10)
OPORTUNIDADE

Senac Petrolina oferece curso gratuito para empreendedores com inscrições abertas até sexta (10)

Bolsas da Europa fecham em alta, com chance de menos tarifas por Trump e entusiasmo com techs
bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham em alta, com chance de menos tarifas por Trump e entusiasmo com techs

Newsletter