Receita lança atendimento sobre CPF pelo Telegram
Iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão
A Receita Federal inaugura hoje (3) atendimento de serviços relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.
Leia também
• Receita paga nesta sexta R$ 5,7 bilhões em restituição de IR
• Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IRPF nesta sexta
• Dados da Receita indicam queda de quase 30% na arrecadação de junho
Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.
Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.
Estão disponíveis no novo canal serviços como:
-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
-Segunda via de CPF;
-Informação do número do CPF;
-Consulta à situação cadastral; e
-Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).