Receita líquida do setor cresce 11,3% na passagem de setembro para outubro, aponta Abimaq
As exportações acumulam, no ano até aqui, queda de 7%
O segmento de máquinas agrícolas registrou crescimento de 11,3% na receita líquida total entre setembro e outubro deste ano, considerando os ajustes sazonais, informou nesta quarta-feira, 27, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Já na comparação com outubro do ano passado, a receita líquida vinda das vendas de máquinas agrícolas subiu 6,4%. Apesar do crescimento no mês, o setor acumula queda de 11% na receita no ano até aqui, em relação a igual período de 2023.
Houve, segundo a Abimaq, crescimento na margem tanto na receita líquida interna (12%) quanto nas exportações (8,2%). Em relação a outubro de 2023, o faturamento interno cresceu 6,5%, enquanto as exportações recuaram 0,6%. As exportações acumulam, no ano até aqui, queda de 7%.
Leia também
• Confiança do comércio sobe 1,4% em novembro ante outubro, na segunda alta consecutiva, diz CNC
• Com investimento de R$ 8,8 milhões, BNDES e BNB vai financiar projetos de restauração da caatinga
• Greve dos auditores da Receita Federal afeta comércio exterior
O consumo aparente do setor de máquinas e equipamentos, uma medida que considera a produção nacional junto às importações, subtraindo as exportações, cresceu 10,1% entre setembro e outubro. Já em relação a outubro de 2023, houve alta de 21,6%. No acumulado do ano até aqui, o consumo aparente é de queda de 2,8%.
Nuci
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria de máquinas encerrou o mês de outubro em 76,1%, um pouco acima do nível de outubro de 2023, de 75,9%.
Emprego
Houve crescimento de 0,1% no emprego no setor entre setembro e outubro. Já na comparação com outubro de 2023, as vagas no setor subiram 1,5%.