NEGÓCIOS

Receita líquida do setor de máquinas e equipamentos sobe 6,2% em março, diz Abimaq

Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria de máquinas e equipamentos em março subiu 3,1 pontos porcentuais

Maquina agrícolaMaquina agrícola - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) acaba de divulgar os dados de desempenho do setor em março, confirmando crescimento de 6,2% na sua receita líquida na comparação com fevereiro, com ajuste sazonal. Em valores, o setor de máquinas e equipamentos faturou no mês passado R$ 20,618 bilhões. Na comparação com março do ano passado, porém, o faturamento líquido do setor amargou uma queda de 27,1%.

O segmento de máquinas e implementos agrícolas teve queda de 6,6% na receita líquida de março comparativamente a fevereiro livre dos efeitos sazonais e recuou 44,9% no confronto com março de 2023.

O consumo aparente do setor, que é a parcela da produção industrial doméstica destinada ao mercado interno, acrescida das importações, cresceu 6,5% em março na comparação com fevereiro, já descontados os efeitos sazonais do período.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria de máquinas e equipamentos em março subiu 3,1 pontos porcentuais, de 71,4% em fevereiro para atuais 74,5%.

A balança comercial do setor fechou o mês de março com um crescimento de 7,3% em relação a fevereiro, com as exportações avançando, na mesma base de comparação, 24,6%, enquanto as importações cresceram 13,9%.

O número de empregados na indústria de máquinas e equipamentos em março permaneceu praticamente estável, com um ligeiro aumento de 0,1% para 388,2 mil trabalhadores diretos.

Veja também

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA
TECNOLOGIA

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA

Newsletter