Logo Folha de Pernambuco

Empregos

Recife cria 3.500 empregos com carteira assinada e crava o melhor mês de abril dos últimos 5 anos

Capital Pernambucana fecha o mês de abril em segundo lugar na criação de empregos

Recife fecha abril com saldo positivo na geração de empregosRecife fecha abril com saldo positivo na geração de empregos - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicou, na última quarta-feira (29), a criação de 3.500 novas contratações formais no Recife no mês de abril, consolidando a cidade na posição de protagonista na economia e geração de empregos formais na Região Nordeste. 

Com o saldo positivo, a capital Pernambucana chega ao melhor mês de abril dos últimos 5 anos, de acordo com o balanço mensal da Região Nordeste, o Recife marcou o segundo lugar na posição das capitais, perdendo apenas para Fortaleza, pela diferença de três empregos, que fechou o mês com 3.503 contratações. No ranking, atrás do Recife, ficaram Salvador/BA com  3.250, Teresina/PI com 1.875, São Luís/MA com 1.562, Maceió/AL: 1.355, João Pessoa/PB: 1.264, Aracaju/SE: 1.028 e Natal/RN com 864 vínculos formais de emprego. 

O setor de Serviços registrou a maior participação na geração de empregos no Recife em abril, o grupamento econômico contratou 12.284 profissionais e desligou 9.630, gerando saldo positivo de 2.654 vínculos de trabalho, atrás dele, ficou o segmento da Construção, que foi o segundo mais relevante no levantamento, com saldo de 536, seguido por Indústria (264), Comércio (38) e Agropecuária (8). A marca alcançada no mês de abril se torna ainda mais significativa comparada ao comportamento de Pernambuco, que fechou o mês com o saldo negativo de -1.103. 

Separando os dados por gênero, escolaridade e idade, a maior parte dos contratados foi de homens (2.153), contra 1.347 mulheres. Profissionais com ensino médio completo foram os responsáveis pelo melhor saldo positivo em relação ao grau de escolaridade: foram 2.627 contratações em abril de 2024. Por faixa etária, o maior resultado foi entre 18 e 24 anos, com 1.667 vínculos empregatícios. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio, fala sobre a relação com o setor privado para seguir aumentando os índices na geração de empregos na cidade:

“Gerar empregos e elevar a renda da população do Recife é a base do nosso trabalho nas políticas de Desenvolvimento Econômico e, mês a mês, a gente comemora os dados, mas entende que o desafio se torna ainda maior. Tivemos o melhor mês de abril dos últimos cinco anos, seguimos em rota crescente nesse indicador e buscando ainda mais oportunidades para quem vive na nossa cidade. A nossa relação com o setor privado segue sendo no caminho de simplificar e desburocratizar processos, de garantir o cumprimento de acordos firmados e, assim, garantir a confiança de quem gera empregos e investimentos na cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.

Veja também

Renan Filho diz que MDB negocia "cuidar" da agenda econômica de Haddad no Congresso
AGENDA ECONÔMICA

Renan Filho diz que MDB negocia "cuidar" da agenda econômica de Haddad no Congresso

Receita tem expectativa de que bom desempenho da arrecadação continuará no último bimestre
ARRECADAÇÃO

Receita tem expectativa de que bom desempenho da arrecadação continuará no último bimestre

Newsletter