Logo Folha de Pernambuco

Empreendedorismo

Recife eleita melhor cidade do Nordeste no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022

A capital ocupa a primeira posição no Nordeste como um ambiente favorável a negócios

Recife, melhor cidade empreendedora do NordesteRecife, melhor cidade empreendedora do Nordeste - Foto:

Mais um título daqueles que todo recifense adora exibir. Dessa vez, Recife foi considerada a melhor cidade do Nordeste no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022. A lista, divulgada nesta quarta-feira (16), é realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com a Endevor – organização voltada para o estímulo ao empreendedorismo. E o que significa isso? Esse ranking diz quais são aquelas cidades top para quem quer investir em um novo negócio ou em uma expansão. 

O índice leva em conta diversos parâmetros como capital humano, cultura empreendedora, ambiente regulatório, inovação, entre outros. E o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux, comemora o fato da capital pernambucana ter pego um elevador e subido 19 posições nessa lista – que inclui os 101 municípios mais populosos do Brasil - em relação ao que foi divulgado pela Enap/Endevor em 2020.  

“Existem vários índices que avaliam o desempenho do Recife em áreas como desenvolvimento econômico, empreendedorismo e inovação. Em todos eles, estamos crescendo. Mas ser a primeira do Nordeste não é suficiente. Estamos trabalhando para ocupar posições de destaque em relação ao resto do País”, ressalta Dubeux. Ele explica que em um dos parâmetros – o do ambiente regulatório – a cidade subiu 31 posições em relação ao ano anterior. “Essa é uma variável que leva em conta, por exemplo, a burocracia e complexidade tributária – áreas em que estamos fazendo investimentos importantes”, conta o secretário.

 

Redução da burocracia - Entre as medidas tomadas pela PCR que contribuíram para essa melhoria, está, por exemplo, a criação do Balcão Único – uma plataforma que reduziu a burocracia e o tempo de registro e abertura de empresas de baixo risco, permitindo que, em determinadas situações, os processos durem minutos. Assim como o site Recife em Dia – onde o contribuinte pode resolver questões referentes aos tributos municipais, tais como pagamento, emissão de documentos e solicitação de certidões.

Dubeux conta que “além de buscarmos melhorar o ambiente de negócios do Recife através de medidas que cabem à gestão municipal, temos mantido um diálogo permanente com outros poderes – como o Executivo estadual e o Judiciário – para que eles também possam contribuir nesse processo através de ferramentas que estão sob o seu comando”. No ranking geral, a capital pernambucana ficou na 18ª colocação e ainda foi destaque nos eixos Capital Humano (8º), Cultura Empreendedora (12º) e Acesso a Capital (13º). A primeira colocada foi São Paulo, com pontuação 9,28724. 

"O resultado coloca o Recife na liderança no Nordeste, sendo a única cidade da região entre as 20 maiores do País. Com resultados expressivos e consistentes, o Recife também vem se destacando em diversos indicadores, como o de Capital Humano, a partir de um histórico consolidado de melhorias da cidade e com novas ações, como é o caso do programa Embarque Digital – voltado à capacitação dos jovens de menor renda na área de tecnologia", avalia o secretário – referindo-se ao programa que vem sendo realizado em parceria com o Porto Digital. Ele conclui, dizendo que a Prefeitura também tem buscado soluções de sucesso desenvolvidas em outras cidades para incrementar o ambiente de negócios recifense. 
 

Veja também

Alckmin diz que, aprovando as medidas fiscais, deve haver uma acomodação do dólar
DÓLAR

Alckmin diz que, aprovando as medidas fiscais, deve haver uma acomodação do dólar

Alta na Selic de setembro para cá ainda não afetou PIB, avalia IBGE
ANÁLISE SELIC

Alta na Selic de setembro para cá ainda não afetou PIB, avalia IBGE

Newsletter