Logo Folha de Pernambuco

Turismo

Recife recebe selo internacional de destino turístico seguro

Distinção internacional é uma iniciativa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, chancelado pela Organização Mundial do Turismo, assegurando o cumprimento dos protocolos na cidade

RecifeRecife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A cidade do Recife recebeu um selo internacional de destino turístico seguro, com o Selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), chancelado pela Organização Mundial do Turismo.  O selo chega em um momento onde os cuidados sanitários com a pandemia da Covid-19 exigem ainda mais segurança para os turistas e reconhecem destinos populares mundialmente e que se adequam aos protocolos que garantem o turismo de forma segura.

O selo internacional foi entregue ao município pelo Governo do Estado, que virou embaixador do Safe Travels. A certificação foi criada pela WTTC para dar mais confiança aos viajantes e impulsionar o turismo. A distinção coloca a cidade como um destino contemplado e reconhecido pela adoção dos protocolos de biossegurança contra o novo coronavírus.

Os protocolos de viagens anunciados pelo WTTC foram elaborados seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), com colaboração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA) para garantir o alinhamento de todo o setor.

Segundo o prefeito do Recife, João Campos, o selo consolida a cidade como um grande polo de serviços e turismo no mundo, garantindo boa condição para retomada do turismo, que enfrenta dificuldades com a pandemia.

“Esse selo é homologado pelas entidades internacionais de saúde e de turismo e, com isso, a gente garante que o Recife, que é grande polo de serviços e de turismo, vai estar pronto para essa virada, sobretudo agora no segundo semestre. Estamos tendo uma redução de Covid no Recife e em Pernambuco, com isso há uma tendência forte de crescimento do turismo regional e também internacional”, declarou o prefeito.

Mesmo com a pandemia, no ano passado o Estado registrou um fluxo global de mais de 2 milhões de turistas. Em 2019, o número chegou a 3,4 milhões. Hoje, o Recife conta com 85 meios de hospedagem e 17,1 mil leitos disponíveis, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).

Recife se junta agora a locais como Arábia Saudita, Barcelona, Cancún, Portugal e Sevilha, que foram os primeiros destinos internacionais a receberem o selo WTTC. No Brasil, já receberam o selo Pernambuco, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

O reconhecimento foi feito por meio de uma placa entregue pelo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, na sede da Prefeitura do Recife.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter