EMPREENDEDORISMO

Recife sedia feira de afroempreendedorismo

Programação acontece a partir do dia 24 de novembro e terá mais de 30 empreendedores

Foto: Divulgação

Entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, Recife sediará a Feira Ojà Afro Sesc, uma feira de afroempreendedorismo alusiva ao mês da Consciência Negra. A programação gratuita, que acontece no Boulevard Rio Branco e no Sesc Santa Rita, reúne 30 empreendedores negros dos segmentos de moda, vestuário, acessórios, beleza, literatura, artes visuais, decoração e gastronomia. Além disso, o evento será palco de apresentações culturais e oficinas. 

“Sabemos que é um mês simbólico na luta antirracista, mas queremos, além de falar sobre a pauta, defender espaços que possibilitem o protagonismo econômico, cultural e intelectual das pessoas negras”, comenta Renata Ramos, bibliotecária do Sesc Santa Rita e organizadora da iniciativa.

Para marcar a abertura da programação, no primeiro dia de evento (24/11), a partir das 17h, quatro grupos culturais vão se apresentar no local: Grupo Musical Porto Mix; Breaking com a FPEB; Afoxé Omo Nilê Ogunjá; e Afoxé Oyá Alaxé. Ao longo dos dias, a feira estará aberta ao público de 14h às 20h.

Além da parte de vendas, o projeto também é voltado para atividades formativas. Nos dias 22, 23 e 25 de novembro, será realizada a “Oficina de contação de histórias africanas”, que será ministrada pela pedagoga, produtora cultural e contadora de histórias Roma Júlia, no Sesc Santa Rita. Ela vai falar sobre a importância da atividade, ferramentas e conteúdos para a contação e o ensino da história e cultura afro no Brasil. Podem participar professores, estudantes, educadores e pessoas interessadas com idade superior a 18 anos. São 20 vagas e as inscrições acontecem na plataforma: https://cursos.sescpe.com.br.

A segunda formação é a “Oficina de Assessoria de Imprensa”, que também vai acontecer na unidade. Ela será oferecida no dia 1º de dezembro, conduzida pelo jornalista Salatiel Cícero e exclusiva para empreendedores negros. O profissional atua há mais de 15 anos no mercado de Comunicação e vai ensinar sobre divulgação espontânea na imprensa, bem como o entendimento de notícia e estratégia para articulação na divulgação dos negócios. Para esta atividade, a turma conta com 40 vagas, e as inscrições acontecem na unidade.

Palestra educativa 

A programação da Feira Ojà Afto Sesc vai incluir, ainda, palestra para alunos da Escola Técnica Porto do Digital, no Bairro do Recife. Os estudantes vão assistir ao tema “Entenda o Racismo Estrutural e como combatê-lo”, com Elizama Messias, produtora cultural, doutoranda em Educação pela UFPE, coordenadora Executiva do Laboratório de Educação das Relações Étnico raciais-Laberer/UFPE, Co-fundadora e Coordenadora Executiva do Epicentro Terra Viva. 

 

 


 

 

Veja também

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin
Bitcoin

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025
Tecnologia

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025

Newsletter