Logo Folha de Pernambuco

TURISMO

'Recife Virado no Turismo': Prefeitura anuncia ações para o setor turístico

Incentivo fiscal, parcerias com agências de viagens e criação do Observatório do Turismo estão entre as novidades

Prefeito do Recife anuncia Recife Virado no TurismoPrefeito do Recife anuncia Recife Virado no Turismo - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O turismo é a nova frente de trabalho do "Recife Virado", programa de retomada socioeconômica da Capital pernambucana. Com uma coletiva de imprensa realizada no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), na manhã desta sexta-feira (10), a gestão municipal anunciou novos investimentos direcionados para o setor.

"Estamos entrando numa alta temporada com a maior malha aérea que o Nordeste já teve. O Recife está ligado a 26 das 27 capitais do País, conectado a 41 destinos: um internacional e 40 nacionais. Mas a gente também vem pensando a longo prazo, trabalhando para que o turista fique na nossa cidade e ela não seja somente um ponto de partida para outros destinos", afirma Cacau de Paula, secretária de Turismo e Lazer do Recife.

O incentivo fiscal é uma das apostas da Prefeitura do Recife para impulsionar o segmento turístico. Negócios situados no sítio histórico dos bairros do Recife, Santo Antônio e São José terão a redução de 5% para 2% no ISS, durante 10 anos, para serviços de hospedagem, atividades de lazer e eventos.

Outra aposta da Secretaria de Turismo e Lazer é o trabalho junto às operadoras de turismo e agentes de viagem para o incentivo de roteiros de, pelo menos, 7 dias na cidade. Já começa neste sábado (11) a parceria das empresas Itapemirim e CVC, que passam a oferecer o fretamento de aeronaves com vendas de pacotes de 7 noites para o Recife. Também está disponível um pacote conjugado Recife-Fernando de Noronha com a Azul Viagens.

Será implantado o primeiro Observatório de Turismo do Recife, no primeiro semestre do próximo ano. A proposta é funcionar como uma rede de pesquisa com a finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo no destino, a partir de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores. Os turistas também terão acesso ao "Recifeando", aplicativo já disponível para Android e iOS, que proporciona uma visita guiada pelos pontos turísticos da cidade.

"O 'Recife Virado no Turismo' faz parte de um conjunto de ações que a gente tem construído ao longo desse primeiro semestre para uma momento de virada, tendo em vista que agora temos uma cobertura vacinal ampla e conseguimos enxergar o caminho rumo ao fim da pandemia", pontuou João Campos, prefeito do Recife, durante o evento de divulgação das novidades.

Segundo o prefeito, as ações anunciadas têm o objetivo de posicionar o Recife como "o grande destino do Nordeste brasileiro". Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) projetam uma taxa de ocupação de 90% na rede hoteleira do município neste final de ano. "O turismo é uma importante atividade econômica. Temos uma cadeia produtivaa que não é apenas a acomodação, mas uma série de serviços que movimenta a economia formal e informal. A cidade fica viva e a gente também encontra uma forma de gerar renda para os recifenses", observa João.

Fechado desde o início de 2020, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental será reaberto à população, após repaginação, no Segundo Jardim de Boa Viagem, a partir da segunda quinzena de dezembro. No bairro do Recife, o Espaço RUA, galeria de arte a céu aberto que fica na Avenida Barbosa Lima, também será reformado e terá novo mobiliário, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2022.

 

Veja também

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE
EMPREGO

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE

Brasil terá superávit comercial de até US$ 78 bi em 2024 e cenário de 2025 é incerto, diz FGV
DINHEIRO

Brasil terá superávit comercial de até US$ 78 bi em 2024 e cenário de 2025 é incerto, diz FGV

Newsletter