Logo Folha de Pernambuco

Economia

Reforma sobre renda e consumo não visa a aumento da arrecadação

Renúncias fiscais e desonerações estão sendo revistas, diz Haddad

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta quinta-feira (20), que a reforma tributária sobre o consumo, em tramitação no Senado, e a reforma sobre o imposto de renda, que ainda será apresentada pelo governo ao Congresso Nacional, não têm como objetivo aumentar a arrecadação para ajudar no ajuste fiscal.

“A reforma sobre a renda e sobre o consumo não podem ter como objetivo o ajuste fiscal. O ajuste fiscal está sendo feito com base em outros pressupostos que é a eliminação dos penduricalhos que afetam o sistema tributário como um todo, inclusive o estadual. Estamos falando de renúncias [fiscais] da ordem de 6% do PIB [Produto Interno Bruto]”, afirmou Haddad, que participou da apresentação de 17 propostas para reformas financeiras no país esta manhã no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, renúncias fiscais e desonerações que foram feitas estão sendo revistas “à luz do impacto social, na maioria das vezes, baixo”.

Haddad informou que a pasta está com muita cautela em relação à reforma do imposto de renda que ele classificou de muito complexa. Segundo o ministro, a reforma sobre a renda vai precisar de um processo de amadurecimento por ter sido menos discutida que a reforma tributária sobre o consumo que está em curso.

“A mãe de todas as reformas é a tributária, sobretudo sobre o consumo. Ela tem impacto muito grande na produtividade. Porque hoje, infelizmente, o sistema tributário é tão desorganizado que premia o menos eficiente”, afirmou.

“Se a gente não endereçar essas reformas e fazer o país crescer, as tensões, logo mais, vão se acirrar novamente. E tudo o que nós precisamos agora é nos afastar desse ambiente de acirramento de tensões e voltar para o modelo de desenvolvimento em harmonia entre os poderes para a gente conseguir vislumbrar um horizonte para o país. Eu sou um otimista”, acrescentou Haddad.

Veja também

Lista de companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2024 tem Latam e Azul no topo; veja quem lidera
companhias aéreas

Lista de companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2024 tem Latam e Azul no topo; veja quem lidera

Porto Seguro entra na 3ª prévia da carteira do Ibovespa, junto de Marcopolo
IBOVESPA

Porto Seguro entra na 3ª prévia da carteira do Ibovespa, junto de Marcopolo

Newsletter