Logo Folha de Pernambuco

REFORMA TRIBUTÁRIA

Governo retira a urgência de projeto que regulamenta reforma tributária

Senador Eduardo Braga deve ser apontado como relator do projeto

O prédio do Congresso Nacional em Brasília parcialmente coberto pela fumaça do incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília em 16 de setembro de 2024.O prédio do Congresso Nacional em Brasília parcialmente coberto pela fumaça do incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília em 16 de setembro de 2024. - Foto: Evaristo Sa / AFP

O governo retirou nesta sexta-feira a urgência da tramitação do projeto de lei que regulamenta os principais aspectos da reforma tributária. A matéria já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está no Senado.

A urgência estava travando a pauta do Senado desde 22 de setembro e havia dúvidas se poderia prejudicar a sabatina de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central, marcada para a próxima terça-feira.

A retirada de urgência era um pleito do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP) e dos principais líderes do Senado. Os senadores queriam mais tempo para se debruçar sobre o texto, especialmente sobre as mudanças feitas na Câmara.

Agora, Alcolumbre deve designar o senador Eduardo Braga (MDB-AM) como relator do projeto. Braga já vem atuando de maneira informal, com quase 140 atendimentos no gabinete. O projeto já tem 1.310 emendas apresentadas.

Assim que apontado oficialmente, Braga deve apresentar um plano de trabalho. A expectativa é votar o projeto no Senado em novembro.

Veja também

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora
Tensões comerciais

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic
empresas

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Newsletter