Logo Folha de Pernambuco

VOTAÇÃO

Reforma Tributária é aprovada no Senado Federal

Texto precisa ser aprovado na Câmara antes da promulgação

Senadores conversam no plenário diante de Rodrigo PachecoSenadores conversam no plenário diante de Rodrigo Pacheco - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado Federal aprovou, em primeiro turno, nesta quarta-feira (8), o texto-base da Reforma Tributária com 53 votos favoráveis à proposta e 24 contrários.

Após a aprovação em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seguirá novamente para apreciação na Câmara, último passo antes da promulgação em caso de aprovação.

O projeto, que tramita no Congresso desde 2019, foi aprovado com apoio do governo. Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a se posicionar contra a reforma, levando à oposição de senadores bolsonaristas ao projeto.

As linhas gerais da Reforma Tributária foram desenhadas pelo economista Bernard Appy, atualmente secretário especial do Ministério da Fazenda. O projeto prevê a eliminação de cinco impostos, o PIS, Cofins, ISS, ICMS e IPI e sua transformação em dois: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de estados e municípios.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter