Logo Folha de Pernambuco

Tributos

Reforma tributária e concessão são debatidas em seminário no Recife

Evento acontece no Novotel, nesta 1quinta-feira (28), e reune especialistas da área acadêmica, do setor privado e dos órgãos de controle

Seminário discute o impacto da Reforma Tributária nos contratos de concessãoSeminário discute o impacto da Reforma Tributária nos contratos de concessão - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

O seminário “O Impacto da Reforma Tributária nos Contratos de Concessão” acontece nesta quinta-feira (28), no Novotel Marina, área central do Recife. O evento reune especialistas para discutir as consequências das mudanças no sistema tributário brasileiro, com foco nos contratos de concessão de serviços públicos, como saneamento, infraestrutura e transportes.

A iniciativa, que já ocorreu em São Paulo em agosto, é liderada pelos professores Eric Castro e Silva, de Direito Tributário, e Marcos Nóbrega, de Direito Administrativo, ambos da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

“A Faculdade de Direito do Recife, está promovendo o evento para discutir os impactos da reforma tributária nos serviços de concessão pública. Reunindo especialistas, como o presidente do Tribunal de Contas e representantes da Compesa e BRK, o debate está destacando os desafios da universalização do saneamento diante das mudanças tributárias, que afetam diretamente o custo de bens e serviços. O objetivo é ampliar a discussão e envolver a sociedade nesse tema crucial”, detalhou Eric.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, abriu a série de palestras destacando o que p debate sobre serviços públicos de qualidade e controles eficazes deve ser contextualizado dentro dos cenários social, econômico, político e fiscal vividos pelo Brasil e pelo mundo. “Essas crises tornam a gestão pública, o controle e até o exercício da cidadania tarefas cada vez mais desafiadoras, exigindo atenção para equilibrar inovação, sustentabilidade e diálogo democrático”, ressaltou.

Sobre os desafios no saneamento com a reforma tributária, o diretor de Mercados e Parcerias da Compesa, Ricardo Torres, participou de um painel destacando os desafios do setor com o novo processo de tributos. “O debate sobre a universalização do saneamento básico está diretamente ligado aos impactos da reforma tributária no Brasil. A proposta pode gerar um aumento significativo na carga tributária para o setor de saneamento. Esse aumento comprometeria a capacidade de investimento e o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que visa universalizar os serviços até 2033. Além disso, a reforma pode levar a aumentos tarifários”, detalhou Torres.

O evento segue até o final desta quinta-feira (28), e conta com a participação de nomes do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE), Carlos Neves, a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, e o presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Carlos Porto Filho.

Veja também

Ajustes no BPC visam diminuir judicialização, diz ministro Rui Costa
prestação continuada

Ajustes no BPC visam diminuir judicialização, diz ministro Rui Costa

Governo de Pernambuco anuncia distribuição de sementes crioulas para agricultores familiares
IPA

Governo de Pernambuco anuncia distribuição de sementes crioulas para agricultores familiares

Newsletter