Entenda

Reforma tributária: Imposto de Renda vai mudar? Tributação sobre rendimentos será nova etapa

União deverá, num prazo de 180 dias a contar da aprovação do projeto pelo Congresso, apresentar outro texto sobre tributos sobre a renda

Receita FederalReceita Federal - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Reforma Tributária em discussão na Câmara dos Deputados trata apenas dos impostos sobre o consumo de bens e serviços. Dessa forma, a discussão sobre o Imposto de Renda (seja para pessoas físicas ou pessoas jurídicas) só será feita depois.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende fazer essa discussão no segundo semestre deste ano. A ideia é reformar aspectos tanto do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) quanto do Imposto de Renda Pessoa (IRPJ). Essa discussão também passa pela Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, um dos tributos cobrados das empresas.

A ideia de Haddad é incluir, por exemplo, discussões sobre as faixas de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física e cobrança de impostos sobre dividendos. Dividendos são uma parte do lucro de uma empresa que é distribuído ao seu acionista, e que hoje são isentos.

Tributos sobre renda fixa
É nessa fase que o governo pretende discutir os impostos sobre a renda dos trabalhadores e sobre investimentos, como renda fixa e o mercado financeiro.

Apesar de a reforma em discussão na Câmara ser apenas sobre o consumo de bens e serviços, o texto determina que a União deverá, num prazo de 180 dias a contar da aprovação do texto pelo Congresso, apresentar projeto de reforma da tributação da renda.

Diz também que eventual aumento de arrecadação decorrente dessa mudança poderá ser utilizado para reduzir a tributação sobre a folha de pagamentos e sobre o consumo de bens e serviços.

Veja também

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter
NEGÓCIOS

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Newsletter