impostos

Reforma Tributária: relator beneficia SAFs em novo texto; entenda

Sociedade Anônima do Futebol poderão ter um regime específico na cobrança de impostos, a pedido do senador Carlos Portinho (PL-RJ)

Vasco e Botafogo se enfrentam nesta segunda pela Série AVasco e Botafogo se enfrentam nesta segunda pela Série A - Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), incluiu as Sociedades Anônimas do Futebol na lista de regimes específicos de tributação. Com isso, uma futura lei complementar, sugerida pelo Ministério da Fazenda e votada pelo Congresso Nacional, poderá trazer uma forma diferenciada na cobrança de impostos para o setor, ou ainda a instituição de créditos tributários.

"Consideramos, ainda, pertinente a emenda nº 740, do Senador Carlos Portinho. Sua intenção é preservar, no novo sistema, o recolhimento unificado dos tributos aplicáveis às Sociedades Anônimas do Futebol. Esse instituto jurídico vem mostrando sua importância e efetividade na recuperação desse esporte nacional, razão pela qual estamos acatando a sugestão", disse Braga em seu relatório.

Entre as isenções fiscais ampliadas, o senador também preservou a atual isenção na compra de automóveis por pessoas com deficiência ou no espectro autista, bem como por taxistas. Ele também incorporou na alíquota zero a aquisição de medicamentos e dispositivos médicos adquiridos pela Administração Pública e por entidades de assistência social sem fins lucrativos.

Eduardo Braga ainda estendeu a isenção de imposto para indústrias automotivas que invistam em carros movidos a álcool. No texto anterior, ele permitia a concessão de créditos tributários para produção de veículos elétricos. A manutenção será válida para plantas de fábricas aprovadas ou implantadas até dezembro de 2025. O benefício atende, principalmente, governadores do Nordeste, que fecharam contratos recentemente com indústrias automotivas chinesas.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter