Logo Folha de Pernambuco

Economia

Reforma Tributária: relator reduz imposto para SAFs e carga deve se assemelhar à aplicada hoje

Tributo para as Sociedades Anônimas do Futebol será de 5%

Senador Eduardo BragaSenador Eduardo Braga - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), reduziu o imposto que deve ser pago pelas Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) em comparação a seu relatório anterior.

Em novo parecer, Braga estabeleceu que o tributo pago pelas SAFs será de 5%, incluindo IRPJ, CSLL, CPP, CBS e IBS. Em texto anterior, o valor total era de 8,5%.

Braga acatou emendas de senadores de ontem para hoje.

Hoje, as SAFs pagam a Tributação Específica de Futebol (TEF), também no valor de 5% nos primeiros 5 anos. Com a Reforma Tributária, os primeiros cinco anos após a criação da SAF serão isentos.

Em novo substitutivo apresentado hoje, Braga também incluiu a diabetes mellitus no rol de doenças que terão medicamentos com alíquota zero.

O relator ainda acrescentou um trecho dizendo que a lista detalhada de medicamentos que terão os descontos será estabelecida por meio de lei complementar e, portanto, terá que passar pelo Congresso. Antes, o texto definia que a lista poderia ser especificada pelo Ministério da Saúde e Comitê Gestor.

O novo parecer também estabelece que o cálculo de tributo pego nos combustíveis será aprovada por ato conjunto da autoridade máxima do Ministério da Fazenda e do Comitê Gestor do IBS.

Veja também

Pagamento de emendas será feito na forma do STF; seguiremos parecer da AGU, diz Haddad
Ministério da Fazenda

Pagamento de emendas será feito na forma do STF; seguiremos parecer da AGU, diz Haddad

Para Abrainc, decisão do Copom de elevar juro intensifica os desafios enfrentados pela economia
Taxa Selic

Para Abrainc, decisão do Copom de elevar juro intensifica os desafios enfrentados pela economia

Newsletter