Reino Unido revela as novas moedas com imagem do rei Charles III; Veja foto
Face do monarca está voltada para esquerda, ou seja, invertida em relação a efígie anterior, da Rainha Elizabeth II
As moedas com o rosto do rei Charles III vão começar a circular no Reino Unido antes do próximo Natal, junto com as antigas, que mostram a rainha Elizabeth II.
A face do atual soberano está voltada para a esquerda nas moedas, direção oposta dos registros de sua mãe, seguindo uma tradição real que diz que a orientação muda com a sucessão dos monarcas.
A figura do rei, produzida pelo escultor Martin Jennings, aparecerá primeiro nas edições comemorativas de cinco libras e nas moedas de cinquenta centavos de libra. São essas efígies que começam a circular antes do Natal, disse a Casa da Moeda Real nesta sexta-feira.
Leia também
• Mais da metade dos britânicos acredita que Liz Truss deveria renunciar
• Charles vai ter de esperar mais dois anos para aparecer nas notas de libra
• Reino Unido pode multar TikTok por não proteger dados de menores
Devido à longa duração das moedas, que circulam por vinte anos, em média, as 27 bilhões que já circulam com o rosto da rainha Elizabeth II não serão removidas do mercado a não ser que apresentem defeitos ou danos, segundo a CEO da Casa da Moeda Real. Portanto, elas continuam a circular por um bom tempo até que todas sejam substituídas pelas mais recentes, com o rosto de Charles.
A mudança não terá nenhum custo aos contribuintes, diz o órgão financeiro, porque moedas novas são produzidas regularmente para substituir as antigas que estão danificadas. Como o uso de dinheiro físico está diminuindo com o crescimento dos métodos de pagamento on-line, serão necessárias cada vez menos cédulas no futuro.
Ainda que estejam mudando, as notas do Reino Unido permanecem as mesmas por enquanto. O Banco da Inglaterra anunciou que vai continuar emitindo as notas que possuem a foto da rainha, seguindo as orientações da Casa Real para "minimizar o impacto ambiental e financeiro" de quaisquer alterações. As novas notas de Charles devem ser reveladas até o final do ano e devem entrar em circulação até 2024.