Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Relator e Fazenda chegam a acordo sobre devedor contumaz e confederações terão poder de veto

Danilo Forte (União-CE) afirma que histórico da empresa será considerado na avaliação

A Receita Federal realizará mais um leilão eletrônico com itens apreendidos e abandonadosA Receita Federal realizará mais um leilão eletrônico com itens apreendidos e abandonados - Foto: Agência Brasil

Relator do projeto de lei que estabelece critérios e punições para devedores contumazes na Câmara dos Deputados, Danilo Forte (União-CE) afirmou que vai incluir na proposta o poder de veto das confederações empresariais à lista de devedores elaborada pela Receita Federal.

A medida havia sido sugerida pela Fazenda e teve concordância do parlamentar.

Além disso, Forte quer adicionar ao projeto mais critérios para que a Receita estabeleça a empresa que merece ser punida, como o histórico de pagamento de impostos, como a companhia alcançou a dívida milionária, capital da empresa e comportamento dos sócios.

A expectativa é votar o texto depois das eleições de outubro.

O atual texto estabelece que o contribuinte que tiver débitos tributários com a União acima de R$ 15 milhões, sendo esse valor superior ao patrimônio da empresa; ou aquele com dívida acima de R$ 15 milhões por mais de um ano, poderá ser considerado devedor contumaz.

— É a melhor saída, temos que punir quem quer levar vantagem disso (dever a União) — afirmou Forte.

Danilo Forte afirma ainda que, se a Receita Federal discordar do veto de confederações, terá que provar o dolo, ou seja, a cula da empresa vetada. O parlamentar disse que, nesses casos, a Justiça poderá intermediar as discordâncias.

O texto propõe punições, como o cadastro em uma lista de contribuintes com “nome sujo”, a inabilitação do CNPJ e a impossibilidade de participar de licitações.

Além disso, determina que o devedor contumaz, mesmo que pague suas dívidas, não será poupado da investigação no âmbito penal.

Pelo desenho feito pelo governo, o poder de veto será dado às confederações empresariais de âmbito nacional, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional de Comércio e Serviços (CNC), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Veja também

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour
ECONOMIA

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol
ENERGIA

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol

Newsletter