Logo Folha de Pernambuco

DESENVOLVIMENTO

Representantes do Consórcio Nordeste se reúnem com Danilo Cabral para tratar de parcerias

O desenvolvimento de iniciativas que visam fortalecer a agricultura familiar foi tema do encontro

Foto: Divulgação

 

Nesta terça-feira (17), o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, se reuniu com representantes do Consórcio Nordeste para tratar de parcerias voltadas para o setor da agricultura familiar. A proposta é listar as prioridades desse tipo de produção para  estimular o desenvolvimento de projetos que contribuam com o avanço da agricultura familiar na área de atuação da Autarquia. 

Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, atual presidente da Câmara Temática da Agricultura Familiar no Consórcio, o secretário-executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, e o subsecretário de Programas do Consórcio, Diego Pessoa.   

 “É um setor que tem um peso relevante na nossa Região, que guarda metade do número de estabelecimentos, 27% da área ocupada no país e quase metade dos ocupados. Dessa forma, estamos prospectando iniciativas e projetos que falem para a produção familiar, agregando valor, gerando renda, oportunidades e cidadania”, destacou Danilo Cabral. O superintendente também pontuou que a agricultura familiar faz parte de um dos sete eixos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, existem pontos unificados entre os estados  que integram o Consórcio Nordeste que precisam da atenção do poder público. Entre eles estão mecanização, agroecologia, inspeção sanitária, compras públicas e acesso a mercados.“Cada estado tem a sua agenda, mas esses eixos são consenso entre todos para que possamos aumentar a produtividade, garantindo renda para as famílias do campo”afirmou.

O secretário Bivar Duda destacou que entre 16 e 19 de novembro será realizado um dos principais eventos para o setor em João Pessoa (PB), a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes). “É um evento voltado ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina, com a participação de mais de 300 cooperativas e associações dos 9 estados nordestinos”, enfatizou.    
 
A equipe técnica da Sudene estudará as propostas apresentadas para analisar quais ações são prioritárias. “Nosso objetivo é executar os projetos em 2024, já com um novo orçamento, garantindo a redução das desigualdades na nossa região e o fortalecimento da agricultura familiar, um dos mais importantes setores da economia do semiárido, que é território estratégico para a Sudene”, finalizou Danilo Cabral.

Veja também

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história
clima

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"
medidas fiscais

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"

Newsletter