TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Representantes do setor sucroenergético se reúnem com parlamentares brasileiros em Nova York

No encontro, que contou com a participação do presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, e autoridades norte-americanas, deputados prometeram agilizar as tratativas que estão sendo feitas junto ao Conselho Nacional de Política Energética

Cunha: ""Das iniciativas parlamentares que estão em andamento, uma delas é o Projeto Mover"Cunha: ""Das iniciativas parlamentares que estão em andamento, uma delas é o Projeto Mover" - Foto: Paullo Allmeida/Arquivo Folha de Pernambuco

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, participou, na terça-feira (7), de uma reunião empresarial no Consulado do Brasil em Nova York, nos Estados Unidos, para tratar de questões relacionadas à transição energética no Brasil. A reunião, promovida pelo presidente da Datagro, Plínio Nastari, contou, ainda, com parlamentares, traders, produtores e comerciantes de açúcar brasileiros, além de autoridades norte-americanas.

Na pauta do encontro, constaram temas ligados à sustentabilidade e sustentabilidade econômica, meio ambiente, transição energética e integração de cadeias de valor. “Das iniciativas parlamentares que estão em andamento, uma delas é o Projeto Mover, que trata, sobretudo, da modernização tecnológica dos automóveis, com incentivo aos híbridos. E há outras, como o Combustível do Futuro. Todos esses assuntos foram avaliados”, afirmou Renato Cunha.

O presidente do Sindaçúcar-PE também adiantou que foi feito um pleito aos parlamentares brasileiros para que o chamado combustível E30 (mistura de 30% do etanol à gasolina) seja agilizado, uma vez que já foi aprovado no Congresso e está no âmbito do Conselho Nacional de Política Energética. “Esse foi um pleito da NovaBio e dos Sindicatos da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

Os deputados federais, além de apresentarem os projetos de lei concebidos e/ou relatados por eles, prometeram agilizar as tratativas que estão sendo feitas junto ao Conselho Nacional de Política Energética. “Inclusive, há um grupo de trabalho do Executivo Federal, envolvendo ministérios como o da Agricultura e o de Minas e Energia, para que sejam implementadas as questões técnicas do que foi votado pelo Congresso Nacional”, explicou Cunha.

A reunião, conduzida pelo cônsul-geral do Brasil em Nova York, embaixador Adalnio Senna Ganem, contou, além de Renato Cunha e Plínio Nastari, com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Serroni Perosa; a adida agrícola em Washington, Ana Lucia Viana; o presidente da Frente Parlamentar do Etanol, deputado federal José Vitor (PL-MG); o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator de projetos de lei sobre a transição energética; a deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), relatora do Projeto Mover; o secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Gilberto Nascimento, e produtores da Unica, da Bioenergia Brasil e da NovaBio Nordeste.

Veja também

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin
Bitcoin

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025
Tecnologia

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025

Newsletter