Tem 'dinheiro esquecido' nos bancos? Saiba como consultar e resgatar esses valores
Depois de descobrir se deixou algum dinheiro em contas antigas, o cidadão precisará ter conta nível prata ou ouro no gov.br
Está liberado desde a última segunda-feira (7), o processo de resgate dos valores esquecidos em bancos por correntistas. Para fazer a consulta inicial e saber se tem algum dinheiro deixado em contas antigas, basta entrar no site especial criado pelo Banco Central (valoresareceber.bcb.gov.br) e informar seu CPF ou CNPJ. Mas se você descobrir que é um dos “esquecidos”, vai precisar ter uma conta no sistema gov.br – que lhe dá acesso a outros serviços públicos federais como cartão de vacina do SUS ou a carteira de habilitação digital - para poder receber o dinheiro .
A criação de uma conta no sistema é gratuita e está disponível para todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que tiver um CPF. Mas existem três níveis de contas que são exigidas de acordo com o tipo de serviço público que o cidadão quer acessar. No caso do resgate dos valores deixados nas contas antigas, é necessário ter uma conta nível prata ou ouro – que requerem, por exemplo, biometria ou reconhecimento facial na hora de acessar a área de interesse. Essas exigências garantem mais segurança aos procedimentos.
Mas vamos por partes. Para quem não tem qualquer cadastro no gov.br, é preciso entrar no site https://acesso.gov.br/ ou baixar o aplicativo de mesmo nome disponível tanto para celulares Android quanto para iOS. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br". Em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta como, por exemplo, preencher todos os seus dados pessoais.
Leia também
• Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos
• Banco Central informará novos valores esquecidos a partir de maio
• Demanda inesperada de acessos derruba site do Banco Central
Todos os usuários começam com uma conta nível bronze. Para migrar para o nível prata ou ouro, vai ser preciso clicar na aba privacidade e, em seguida, entrar em “selos de confiabilidade”. A partir daí, existe um série de caminhos para aumentar o patamar da sua conta que passam, por exemplo, pela confirmação de dados via internet banking de alguma instituição financeira credenciada ou validação do seu reconhecimento facial no próprio aplicativo.
Segundo o Banco Central, nesta primeira etapa do processo de resgate dos valores esquecidos, 28 milhões de pessoas e empresas terão dinheiro a receber – somando um total de R$ 3,9 bilhões. A segunda etapa deve começar a partir de 2 de maio, com mais R$ 4,1 bilhões a serem resgatados. O BC confirmou que o dinheiro deixado por pessoas já falecidas também poderá ser resgatado, mas procurado pela reportagem, a assessoria do Banco respondeu que será divulgado, em breve, informações sobre procedimentos adicionais a serem adotados por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado).