Economia

Restaurant Week vai movimentar R$ 10 milhões entre 13 de outubro e 13 de novembro

O festival gastronômico terá 60 estabelecimentos

Restaurant Week vai movimentar mais de R$ 10 milhõesRestaurant Week vai movimentar mais de R$ 10 milhões - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Festival que movimenta os negócios de vários estabelecimentos de Pernambuco, o Restaurant Week vai trazer a inédita participação de equipamentos da área do Recentro. Nesta edição do festival, que vai de 13 de outubro a 13 de novembro, 10 estabelecimentos do Recentro vão estar presentes e receberão qualificação do Sebrae. Ao todo, o Restaurant Week contará com 60 estabelecimentos, que devem injetar mais de R$ 10 milhões. A expectativa para os restaurantes do Recentro será de um faturamento em torno de R$ 15 mil a mais para cada estabelecimento.

A área do Recentro é composta por três bairros do Centro: Bairro do Recife, Santo Antônio e São José. O projeto, lançado em 2021 pela Prefeitura do Recife, reúne um pacote de incentivos fiscais e plano de governança com o objetivo de revitalizar e fomentar o turismo e a economia da região.

Para o público que deseja frequentar os estabelecimentos do Recentro durante o festival, o menu (entrada, prato principal e sobremesa) desses locais terá um valor mais popular, de R$ 42. “Normalmente os estabelecimentos que participam do Restaurant Week têm aumento de aproximadamente 140% no movimento e cerca de 180% no faturamento durante o período do evento. Como a participação dos restaurantes do Recentro é uma novidade, estamos estimando para eles uma venda média de 300 menus, com faturamento de R$ 15 mil a mais”, contou o organizador do Restaurant Week no Nordeste, Leonardo Barbosa.

Qualificação profissional
“O festival será importante para dar visibilidade ao nosso centro histórico, onde as pessoas podem voltar a frequentar incrementando a economia da região. Além da participação, será importante porque os restaurantes vão receber qualificação e capacitação do Sebrae”, registrou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

O programa de capacitação prevê conteúdo da área de marketing, gestão, controle de custos e outros direcionamentos. É um programa presencial, com seis visitas a cada restaurante, com duração de quatro meses.

Os restaurantes do Recentro que irão participar do festival são: Armazém Rio Branco; Arsenal do Sabor; Babylon Station; Boi Voador; Café do Mercado; Casa Capitão; Duque Café; Livraria Jaqueira; MIA Café e Restaurante Imperador.

Movimentação no festival
De forma geral, o Restaurant Week prevê a venda de 120 mil menus e um fluxo de 150 mil pessoas durante os dias do evento. “Com um ticket médio de R$ 100 por pessoa, a injeção estimada é de mais de R$ 10 milhões. É um turismo gastronômico que movimenta toda uma cadeia econômica”, disse o idealizador do Restaurante Week no Brasil, Fernando Reis.

O Restaurante Week é um festival presente em diversas cidades do Brasil. No evento, os restaurantes participantes preparam um menu especial com um valor fixo para os clientes.

Veja também

Wall Street fecha sem tendências definidas, mas Dow Jones tem novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha sem tendências definidas, mas Dow Jones tem novo recorde

Tupperware se prepara para pedir falência; ações caem mais de 50%
NEGÓCIOS

Tupperware se prepara para pedir falência; ações caem mais de 50%

Newsletter