Restaurant Week vai movimentar R$ 10 milhões entre 13 de outubro e 13 de novembro
O festival gastronômico terá 60 estabelecimentos
Festival que movimenta os negócios de vários estabelecimentos de Pernambuco, o Restaurant Week vai trazer a inédita participação de equipamentos da área do Recentro. Nesta edição do festival, que vai de 13 de outubro a 13 de novembro, 10 estabelecimentos do Recentro vão estar presentes e receberão qualificação do Sebrae. Ao todo, o Restaurant Week contará com 60 estabelecimentos, que devem injetar mais de R$ 10 milhões. A expectativa para os restaurantes do Recentro será de um faturamento em torno de R$ 15 mil a mais para cada estabelecimento.
A área do Recentro é composta por três bairros do Centro: Bairro do Recife, Santo Antônio e São José. O projeto, lançado em 2021 pela Prefeitura do Recife, reúne um pacote de incentivos fiscais e plano de governança com o objetivo de revitalizar e fomentar o turismo e a economia da região.
Para o público que deseja frequentar os estabelecimentos do Recentro durante o festival, o menu (entrada, prato principal e sobremesa) desses locais terá um valor mais popular, de R$ 42. “Normalmente os estabelecimentos que participam do Restaurant Week têm aumento de aproximadamente 140% no movimento e cerca de 180% no faturamento durante o período do evento. Como a participação dos restaurantes do Recentro é uma novidade, estamos estimando para eles uma venda média de 300 menus, com faturamento de R$ 15 mil a mais”, contou o organizador do Restaurant Week no Nordeste, Leonardo Barbosa.
Leia também
• Economia do Estado será beneficiada com retomada da autonomia de Suape , dizem especialistas
• Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano
• Café e chocolate: saiba as principais semelhanças e diferenças
Qualificação profissional
“O festival será importante para dar visibilidade ao nosso centro histórico, onde as pessoas podem voltar a frequentar incrementando a economia da região. Além da participação, será importante porque os restaurantes vão receber qualificação e capacitação do Sebrae”, registrou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.
O programa de capacitação prevê conteúdo da área de marketing, gestão, controle de custos e outros direcionamentos. É um programa presencial, com seis visitas a cada restaurante, com duração de quatro meses.
Os restaurantes do Recentro que irão participar do festival são: Armazém Rio Branco; Arsenal do Sabor; Babylon Station; Boi Voador; Café do Mercado; Casa Capitão; Duque Café; Livraria Jaqueira; MIA Café e Restaurante Imperador.
Movimentação no festival
De forma geral, o Restaurant Week prevê a venda de 120 mil menus e um fluxo de 150 mil pessoas durante os dias do evento. “Com um ticket médio de R$ 100 por pessoa, a injeção estimada é de mais de R$ 10 milhões. É um turismo gastronômico que movimenta toda uma cadeia econômica”, disse o idealizador do Restaurante Week no Brasil, Fernando Reis.
O Restaurante Week é um festival presente em diversas cidades do Brasil. No evento, os restaurantes participantes preparam um menu especial com um valor fixo para os clientes.