Brasil

Resultado do PIB reforça estimativa de que economia crescerá 3% em 2023, apontam economistas

Resultado do terceiro trimestre veio acima do esperado pelo mercado e já leva a revisões

DinheiroDinheiro - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A alta de 0,1% do PIB no terceiro trimestre, divulgada pelo IBGE nesta terça-feira(5), junto com as revisões dos números do primeiro semestre, aumentam as chances da economia brasileira encerrar o ano de 2023 perto de 3%.

É o que apontam os economistas do mercado financeiro. Parte dos bancos e corretoras já começam a revisar para cima suas projeções diante do resultado acima do esperado no terceiro trimestre. Já as casas que já projetavam 3% avaliam que o resultado do PIB reforçam suas estimativas para o ano.

"Carrego" estatístico
Os ajustes ocorrem em função de um efeito estatístico chamado "carrego". Isso significa que, mesmo que a atividade econômica fique estagnada no quarto trimestre deste ano, o PIB deve encerrar 2023 com crescimento de 3% em relação ao de 2022.

— O crescimento do quarto trimestre deve ser próximo de zero. Por isso, devemos ter um crescimento em torno de 3% no ano — explica Juliana Trece, pesquisadora e coordenadora do Monitor do PIB do FGV Ibre.

A Ativa Investimentos revisou o PIB de 2,5% para 2,9%. Segundo, a revisão da estimativa se deu por conta de um resultado persistente da agropecuária e de um “retorno” dos setores da indústria e serviços.

"A revisão do resultado do segundo trimestre de 2023, de 0,9% para 1,0%, fortalece ainda mais a surpresa de hoje", escreveram Guilherme Sousa e Étore Sanchez, em comentário.

Viés de alta
A projeção do Santander está sob revisão, com viés de alta. Gabriel Couto, economista do banco, avalia que o desempenho observado na economia este ano, até agora, implica em um crescimento próximo de 3% em 2023:

— Olhando preliminarmente, tudo aponta para um desempenho qualitativamente parecido com o observado no terceiro trimestre. Isso tende a implicar em um crescimento entre 2,5% e 3%. Provavelmente perto de 2,8% — afirma.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter