Fazenda

Reunião do Comsefaz debate regulamentação do ICMS dos Combustíveis

Secretários de Fazenda participaram da 38ª Reunião do Comsefaz em Maceió nesta sexta-feira (23)

CombustíveisCombustíveis - Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A criação de um banco de dados das finanças públicas de interesse dos estados e a regulamentação do ICMS dos Combustíveis foram os temas de discussão da 38ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O encontro aconteceu em Maceió e contou com a presença dos secretários estaduais de Fazenda, entre eles o secretário da Fazenda de Pernambuco e presidente do Comsefaz, Décio Padilha

Ainda estiveram presentes no evento o diretor Geral de Política Tributária, Abílio Xavier, e o diretor de Assuntos Federativos, Manoel Lemos, além do colegiado do Comitê, técnicos e assessores das Fazendas estaduais.

Além dos dois temas discutidos, o encontro debateu ainda a responsabilização tributária das empresas do Marketplace, a regulamentação da Tust-tusd; a educação fiscal, entre outros assuntos. 

O encontro abordou ainda a regulamentação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça. A medida do ministro estabelece que as alíquotas do ICMS dos combustíveis devem ser uniformes em todo território nacional. 

Em Pernambuco, a Assembleia Legislativa (Alepe) aprovou um projeto de lei que reduz o ICMS cobrado sobre o etanol. A medida estabelece que a alíquota cobrada sobre o biocombustível cairá de 18% para 15,52%, no Estado, por meio do PL nº 3605/2022. Além da fixação interna, a Alepe estabeleceu que o percentual também vale para a importação do exterior referente ao combustível. 

Em julho deste ano também foi sancionada a lei 17.898, que estabeleceu em 18% o teto para cobrança tributo sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Décio Padilha, secretário da Fazenda de Pernambuco Décio Padilha, secretário da Fazenda de Pernambuco | Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter