Revisão da tarifa do Mercosul ajuda na redução do preço da comida, diz Guedes
Para Guedes, o Mercosul precisa passar por mudanças para promover uma integração mais ampla com a economia global
O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) como uma medida que levará à modernização do Mercosul e relevante para atender necessidades internas, como a redução do custo de alimentos e outros itens essenciais no Brasil.
"A modernização do Mercosul passa também pela dimensão tarifária e nós trabalhamos isso bastante com os nossos sócios. É importante ter acesso e atenção às necessidades internas de forma a reduzir o custo de comida, de itens essenciais para a população brasileira", declarou.
O ministro participou da abertura do seminário “Mercado Digital Regional", promovido pelo Ministério de Relações Exteriores e Cepal nesta segunda-feira (8).
Na semana passada, o Brasil reduziu em 10% as alíquotas de importação de 87% do universo tarifário, com a justificativa de que essa redução é importante dada a conjuntura da pandemia da Covid-19 e que provocará um choque de oferta capaz de moderar a inflação. No entanto, especialsitas consultados pelo GLOBO avaliam que esse impacto será limitado.
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Guedes ressaltou que a redução da alíquota - que não abrange setores sensíveis como automobilístico e têxtil - teve a concordância dos demais parceiros do bloco.
"Ainda que temporário e moderado, nós estamos indo na direção correta de modernização. Manter o Mercosul relevante para o Brasil depende justamente de sua capacidade de resposta a essas oportunidades de mercado que existem e essas necessidades de reforma", argumentou.
A avaliação de Guedes sobre o Mercosul é de que o bloco foi visionário quando formado, mas que acabou engessando muito as relações comerciais entre os países, e que precisa passar por mudanças para promover uma integração mais ampla com a economia global, por meio de novos acordos.
Para isso, o mercado digital regional seria uma possibilidade para caminhar nessa direção:
"Temos agora uma revolução digital, uma segunda grande oportunidade de relançamento das nossas plataformas. É nesta oportunidade para modernização do Mercosul que nós temos que incluir essa pegada digital, essa nova dimensão que transforma o nosso mercado em extraordinariamente atraente e ao mesmo tempo moderno para que sigamos no projeto de integração global,", explicou Guedes.