Logo Folha de Pernambuco

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul: Governo Federal anuncia reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

A reabertura acontece após mais de 160 dias que o Rio Grande do Sul atravessou um dos piores eventos climáticos registrados nas últimas décadas

Rio Grande do Sul: Governo Federal anuncia reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto AlegreRio Grande do Sul: Governo Federal anuncia reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre - Foto: Eduardo Oliveira

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será reaberto na próxima segunda-feira (21), com cerca de 80% da capacidade operacional. A reabertura acontece após mais de 160 dias que o Rio Grande do Sul atravessou um dos piores eventos climáticos registrados nas últimas décadas. 

Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Comunicação Social, Paulo Pimenta, participaram, na manhã desta sexta (18), da solenidade que marcou, de forma simbólica, a retomada das atividades. 

“Esse ato de hoje tem um simbolismo muito grande, que é da unidade, da construção coletiva, mas o mais importante é o simbolismo da efetiva reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Eu vi muitas lutas que a Fraport enfrentou ao longo dessa caminhada e muito trabalho coletivo que foi feito ao longo desses últimos cinco meses ao lado do Governo Federal e do Governo do Estado”, destacou Silvio Costa Filho. 

O primeiro voo deve pousar no aeroporto por volta das 8h e tem como origem o terminal de Viracopos, em Campinas, São Paulo. No primeiro dia de operação, entre pousos e decolagens, serão 71 voos, com a previsão de movimentação de 9 mil passageiros. 

O número de pessoas transportadas corresponde ao dobro do total operado diariamente na Base Aérea de Canoas, terminal militar aberto de forma emergencial que garantiu a chegada e saída de pessoas durante o período de fechamento do complexo aeroportuário. 

Os primeiros voos chegarão dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Até o final do mês, estão previstos ainda voos para Belo Horizonte e Curitiba. Já em novembro, a expectativa é que o terminal passe a operar mais de 122 voos diários, transportando cerca de 16 mil viajantes.

Planejamento operacional
A retomada dos voos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança.

Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista, o que torna o terminal apto a receber voos do mercado nacional. 

A fase seguinte ocorrerá após a conclusão do reparo de 1.400 metros da pista de pouso e decolagem, prevista para o mês de dezembro. Até lá, o terminal funcionará entre 8h e 22h.

“Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado. E o trabalho de reconstrução não fica por aqui”, ressaltou o ministro Paulo Pimenta.  

Para a retomada dos serviços no Aeroporto Salgado Filho, foi realizado um trabalho coletivo entre o Governo Federal, a Fraport - concessionária responsável pela gestão do aeroporto -, companhias aéreas brasileiras, governo local e órgãos públicos do estado do Rio Grande do Sul. 

Anteriormente, para garantir o acesso de trabalhadores e de familiares ao Rio Grande do Sul, o Ministério de Portos e Aeroportos criou uma malha aérea emergencial, com aumento de voos em cidades e regiões do estado.

Outra medida para viabilizar o uso do modal aéreo no estado foi autorizar a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, cidade gaúcha mais próxima da capital. Desde maio, o aeródromo militar recebe milhares de passageiros por dia. 

Retomada do turismo 
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, com a reabertura do Salgado Filho, a procura por voos e a ocupação de hotéis nas cidades gaúchas devem dobrar. A previsão é que o setor de turismo passe a operar em sua capacidade máxima até o final do primeiro trimestre de 2025. 

De acordo com Costa Filho, a reabertura dos voos a partir de segunda será fundamental para retomar e ativar a economia do estado que tem mais de 11 milhões de habitantes. 

“Sabemos o que o aeroporto representa para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas. Com a retomada do aeroporto, nos próximos três meses, vamos ativar ainda mais a recuperação da economia”. 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter