Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia

Robô humanoide mais avançado do mundo revela qual será o futuro do mercado de trabalho

Ameca foi destaque do Mobile World Congress (MWC), ocorrido na cidade de Barcelona, na Espanha

Ameca, robô humanoide mais avançado do mundo, apresentado uma das diversas expressões faciais que é capaz de fazer Ameca, robô humanoide mais avançado do mundo, apresentado uma das diversas expressões faciais que é capaz de fazer  - Foto: Reprodução

Durante o Mobile World Congress (MWC), um dos principais eventos internacionais de tecnologia móvel, o robô humanoide Ameca, um dos mais avançados do mundo, revelou ao público qual será o futuro da humanidade.

Ameca é um projeto da startup Engineered Arts, do Reino Unido, e vem ganhando atenção do setor tecnológico por conta de suas falas e habilidades distintas como imitar vozes e apresentar expressões faciais.

O MWC aconteceu no começo do mês, entre 3 e 5 de março, em Barcelona.

Nele, empresas de tecnologia de várias partes do mundo apresentaram seus projetos e ideias mais recentes. Assim, a Engineered Arts, empresa britânica de engenharia, design e fabricação de robôs humanoides, esteve presente com sua principal atração.

Ameca chegou a interagir com o público que estava presente e respondeu diversas perguntas.

Entre elas, algumas realizadas pelo jornal britânico DailyMail: “Os robôs vão roubar todos os empregos?”.

Utilizando um vestido preto, um casaco vermelho e uma peruca da empresa Etisalat, Ameca não hesitou em responder e revelar o que poderia acontecer com o futuro da humanidade.

“Não sei, quão bom você é no seu trabalho? Dependerá de quão bom você seja, eu acho”, respondeu Ameca.

Na sequência, o robô humanoide foi perguntado se as máquinas dominariam o mundo no futuro. Ameca respondeu da seguinte forma: “É uma pergunta interessante, mas não tenho pretensão de respondê-la”.

Como funciona Ameca?
Este robô humanoide utiliza inteligência artificial avançada e aprendizado de máquina para imitar movimentos e expressões faciais humanas, permitindo com que possa interagir de maneira natural e realista com as pessoas.

“Ameca é o robô humanoide mais avançado do mundo, representando a vanguarda da tecnológica robótica humana. É projetada como uma plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias, além de ser ideal para interação humano-robô”, explicou um porta-voz da empresa responsável pela atração.

Morgan Supersport 2026: novo carro de fabricante britânica ostenta visual retrô e interior moderno; veja fotos

Segundo a Engineered Arts, Ameca continua em desenvolvimento. Embora ainda não consiga andar, está em curso a criação de uma versão mais ágil e robusta para torná-la ainda mais humanoide.

Vale destacar que, atualmente, ela pode ser alugada para eventos, onde demonstra como os robôs avançados podem interagir com humanos e ter conversas cotidianas.

Veja também

Newsletter