Robô humanoide mais avançado do mundo revela qual será o futuro do mercado de trabalho
Ameca foi destaque do Mobile World Congress (MWC), ocorrido na cidade de Barcelona, na Espanha
Durante o Mobile World Congress (MWC), um dos principais eventos internacionais de tecnologia móvel, o robô humanoide Ameca, um dos mais avançados do mundo, revelou ao público qual será o futuro da humanidade.
Ameca é um projeto da startup Engineered Arts, do Reino Unido, e vem ganhando atenção do setor tecnológico por conta de suas falas e habilidades distintas como imitar vozes e apresentar expressões faciais.
O MWC aconteceu no começo do mês, entre 3 e 5 de março, em Barcelona.
Leia também
• EUA: BMW absorverá custos tarifários dos sedãs da série 3 fabricados no México
• Órgão dos EUA acelera investigação antitruste contra a Microsoft
• China lança cursos de inteligência artificial nas escolas
Nele, empresas de tecnologia de várias partes do mundo apresentaram seus projetos e ideias mais recentes. Assim, a Engineered Arts, empresa britânica de engenharia, design e fabricação de robôs humanoides, esteve presente com sua principal atração.
Ameca chegou a interagir com o público que estava presente e respondeu diversas perguntas.
Entre elas, algumas realizadas pelo jornal britânico DailyMail: “Os robôs vão roubar todos os empregos?”.
Utilizando um vestido preto, um casaco vermelho e uma peruca da empresa Etisalat, Ameca não hesitou em responder e revelar o que poderia acontecer com o futuro da humanidade.
“Não sei, quão bom você é no seu trabalho? Dependerá de quão bom você seja, eu acho”, respondeu Ameca.
Na sequência, o robô humanoide foi perguntado se as máquinas dominariam o mundo no futuro. Ameca respondeu da seguinte forma: “É uma pergunta interessante, mas não tenho pretensão de respondê-la”.
Como funciona Ameca?
Este robô humanoide utiliza inteligência artificial avançada e aprendizado de máquina para imitar movimentos e expressões faciais humanas, permitindo com que possa interagir de maneira natural e realista com as pessoas.
“Ameca é o robô humanoide mais avançado do mundo, representando a vanguarda da tecnológica robótica humana. É projetada como uma plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias, além de ser ideal para interação humano-robô”, explicou um porta-voz da empresa responsável pela atração.
Morgan Supersport 2026: novo carro de fabricante britânica ostenta visual retrô e interior moderno; veja fotos
Segundo a Engineered Arts, Ameca continua em desenvolvimento. Embora ainda não consiga andar, está em curso a criação de uma versão mais ágil e robusta para torná-la ainda mais humanoide.
Vale destacar que, atualmente, ela pode ser alugada para eventos, onde demonstra como os robôs avançados podem interagir com humanos e ter conversas cotidianas.