Rolex: vendas de relógios de luxo ultrapassam 10 bilhões de francos suíços pela primeira vez
A marca produziu 1,24 milhão de relógios no ano passado, com vendas de US$ 11,5 bilhões (R$ 58 bilhões)
As vendas da Rolex superaram pela primeira vez o patamar de 10 bilhões de francos suíços (US$ 11,5 bilhões) em 2023, com a principal marca de suíça de relógios ganhando participação no mercado, de acordo com um relatório do Morgan Stanley divulgado nesta quarta-feira (28).
A marca produziu 1,24 milhão de relógios no ano passado, com vendas de US$ 11,5 bilhões (R$ 58 bilhões,) ganho de 11% em relação a 2022, disseram analistas do Morgan Stanley e da empresa suíça LuxeConsul, acrescentando que o nível atual de participação de mercado da Rolex é "sem precedentes".
A fabricante dos modelos Daytona, Submariner e Datejust tem agora uma fatia de pouco mais de 30% do mercado varejista, já que os compradores abastados demandavam por relógios fabricados pela empresa sediada em Genebra e controlada por um fundo de caridade com o nome de Hans Wilsdorf, cofundador da marca em 1908.
A marca de relógios Tudor, de preço mais baixo, que pertence à mesma fundação da Rolex, teve vendas de cerca de US$ 620 milhões (R$ 3,080 bi) em 2023, de acordo com estimativas do Morgan Stanley.
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"Nenhuma outra marca de luxo pode reivindicar uma posição tão dominante em seu respectivo setor", escreveram no relatório os analistas liderados por Edouard Aubin, do Morgan Stanley, e Oliver Müller, da LuxeConsult.
A Louis Vuitton, por exemplo, teve uma participação de cerca de 19% no mercado de bolsas de luxo no ano passado, disseram os analistas.
A marca Rolex "continua sendo a número 1 incontestável no setor de relógios de luxo, com vendas maiores do que as das cinco marcas concorrentes, Cartier, Omega, Audemars Piguet, Patek Philippe e Richard Mille juntas", disseram eles.
O relatório mostrou que as vendas de relógios de luxo suíços continuaram a ser regidas por um punhado de marcas com mais de 1 bilhão de francos em vendas anuais. A Vacheron Constantin, a marca histórica controlada pela Richemont, entrou para o clube de elite de vendas de 1 bilhão de francos pela primeira vez em 2023.
No outro extremo, a marca homônima do Swatch Group vendeu mais de 2 milhões de MoonSwatches em 2023 e cerca de 5,8 milhões de relógios no total a um preço médio de US$ 160,44 (cerca de R$ 800), disseram os analistas. Em grande parte devido ao sucesso do MoonSwatch, uma colaboração com a Omega, a Swatch foi a marca de relógios de crescimento mais rápido pelo segundo ano consecutivo.
Os números da Morgan Stanley e da LuxeConsult são estimativas, pois as marcas de relógios suíços, incluindo a Rolex, não divulgam suas vendas anuais individuais. Um porta-voz da Rolex não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.