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Saiba como descobrir se seu CPF está vinculado a um celular pré-pago que não é seu

Iniciativa da Anatel com as prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo permite encontrar chips cadastrados no nome do usuário

Redes sociais geram 'epidemia' de problemas de saúde mental entre adolescentes Redes sociais geram 'epidemia' de problemas de saúde mental entre adolescentes  - Foto: Freepik

Com a internet, ter acesso a dados como CPF e RG de uma pessoa é fácil. Por conta disso, cibercriminosos se aproveitam para ter a linha de celular em nome de outra pessoas, ou até clonar chips de terceiros. Mas é possível saber por meio do seu CPF se existem linhas pré-pagas ativas cadastradas em seu nome.

As prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo se uniram em uma iniciativa para que seus clientes possam, através do seu CPF, consultar se há alguma linha "estranha" vinculada à prestadora. Nesse caso, de acordo com a Anatel, o usuário pode posteriormente solicitar o cancelamento da linha.

O resultado da consulta é valido apenas para linhas pré-pagas ativas para o CPF consultado, ou seja, linhas pós-pagas não estão incluídas no serviço.

Como fazer a consulta

1. Acesse cadastropre.com.br;

2. Na página inicial, vá em "Consultar";

3. Em seguida digite seu CPF e clique em "Consultar";

4. Caso haja linha pré-paga ativa em alguma Prestadora para o CPF consultado, o resultado trará a relação desta(s) prestadora(s);

5. Caso não exista celular cadastrador com seu CPF irá aparecer a mensagem "Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes";

6. As informações são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta.

Caso encontre alguma irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a prestadora de serviço correspondente e solicitar o cancelamento das linhas pré-pagas habilitadas no CPF.

O contato das prestadoras está disponível também no cadastropre.com.br: basta ir na aba "Contatos Prestadoras". Lá o usuário pode escolher clicar no link da operadora correspondente para registrar a reclamação e pedir cancelamento da linha.

 

O pedido de cancelamento deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana,

A iniciativa é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que começou com a primeira etapa do projeto em 2019 com atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o País. Em 2020, houve a disponibilização do Portal de Consulta de Linhas por CPF.

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