Saiba como usar o FGTS para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel e abater prestações

A medida adotada permite uso para pagamentos de parcelas e evitar inadimplência

Pixbay.com

Adquirir a casa própria é um sonho do cidadão brasileiro, mas que pode ser dificultado pela situação econômica do país, sobretudo para parte da população que dispõe de menos recursos. Enquanto o Brasil enfrenta crises externas, como a pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que respingam negativamente no desenvolvimento econômico do país, o cidadão precisa encontrar alternativas para seguir a compra da casa própria, sem inadimplência no pagamento de parcelas.

De acordo com o estudo realizado pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 50% dos casos de inadimplência considerados graves na aquisição do próprio imóvel possuem conta vinculada ao FGTS e poderiam usar parte do saldo para abater essas dívidas. 

Ao todo, foram contabilizados 80 mil mutuários de financiamentos de imóveis com mais de três parcelas atrasadas. Neste cenário, o conselho optou por aumentar de três para 12 meses o limite disponível do FGTS que pode ser utilizado para quitar parcelas em atrasos e também reduzir o valor de prestações futuras, em ambos os casos, referentes à aquisição de um imóvel.

Ou seja, o mutuário que estiver inadimplente com as parcelas do imóvel, ou desejar abater o valor de prestações futuras, pode usar o saldo do FGTS para ‘desafogar’ a situação financeira e auxiliar no planejamento de compra ou no abatimento de dívidas de até 12 meses. Fique atento aos próximos passos para entender como proceder.

A medida adotada que permite uso do FGTS para pagamento de parcelas atrasadas evita a inadimplência no mercado de compra de imóveis. Além disso, também faz com que o trabalhador não precise recorrer a juros altos e condições desvantajosas para conseguir quitar as parcelas atrasadas da casa própria.

Caso seja necessária a contratação de empréstimo pessoal, é recomendado que o solicitante realize uma pesquisa de mercado para entender qual instituição pode fornecer os menores juros e melhores condições de pagamento para conseguir efetuar o pagamento das parcelas de forma eficiente.

Como usar o FGTS para abater dívidas
Quem quiser utilizar o saldo do FGTS para pagar as parcelas atrasadas deve, inicialmente, entrar em contato com o banco onde foi realizado o financiamento para o imóvel. Com isso, o cliente poderá assinar o documento que autoriza o uso da conta vinculada ao FGTS e, desta forma, solicitar o abatimento de até 80% de cada prestação, com o limite de 12 parcelas atrasadas.

Neste momento, o banco pode solicitar documentos como o  extrato do FGTS, contrato de compra do imóvel e também o extrato de financiamento do imóvel.

Critérios para o saque
Para conseguir usar o saldo do FGTS com intuito de amortizar dívidas ou abater as prestações do imóvel deve seguir os seguintes critérios, segundo o manual do FGTS, da Caixa Econômica Federal:

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares
Incêndios florestais

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais
Monges católicos

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais

Newsletter