Logo Folha de Pernambuco
ECONOMIA

Saque-Aniversário do FGTS: veja dicas para não cair em golpes na hora do saque

Opção vale para quem teve contrato de trabalho suspenso ou rescindido durante a vigência da sistemática do saque-aniversário

Aplicativo do FGTSAplicativo do FGTS - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Uma medida provisória, publicada recentemente, permite aos trabalhadores que optaram pela modalidade saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) o recebimento de até R$ 3 mil, caso tenham tido contrato de trabalho suspenso ou rescindido durante a vigência da sistemática, entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro último, e que possuam saldo na conta relativa ao contrato.

Contudo, há relatos de pessoas que sofreram golpes, no momento de verificação dos valores no aplicativo do programa, que é gerido pela Caixa Econômica Federal (CEF), ou durante o próprio ato de saque. As armadilhas também podem acontecer nas agências físicas do banco.

Com isso, é necessário ficar atento às dicas de segurança para que não haja qualquer imprevisto que impeça o trabalhador de receber a quantia solicitada.

Segurança nos apps da Caixa
Para proteger sua conta, os aplicativos do banco estatal usam várias medidas de segurança. Caso tenha tentado acessar um aplicativo da e recebeu uma mensagem de "violação de segurança" ou "dispositivo inseguro", significa que o sistema identificou algo na configuração do celular que pode representar um risco. Mas há dicas para te ajudar a resolver isso:

1 - Desativar modo debug/desenvolvedor
O modo desenvolvedor ou debug é uma funcionalidade presente nos dispositivos que permite alterar o código do sistema ou do aplicativo. Enquanto este modo estiver ativo, o acesso aos aplicativos Caixa ficam bloqueados. Portanto, essa pode ser a principal causa desse tipo de problema, então comece por aqui:

2 - Desativar VPN ou aplicativos que alteram a localização

3. Remover riscos de segurança decorrentes de versões modificadas do Android ou iOS (remover Root/Jailbreak)

4. Restaurar o celular para as configurações de fábrica

5. Evite baixar aplicativos fora da loja oficial do seu aparelho

O que é o Saque-aniversário?
Normalmente, a modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo do FGTS sempre no mês do aniversário dele. A adesão não é obrigatória, por isso, deve ser solicitada no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.

Ao fazer a opção pelo saque-aniversário, o trabalhador deixará de usufruir o saque-rescisão (sacar o valor total ao ser demitido sem justa causa).

O trabalhador pode optar por retornar ao saque-rescisão a qualquer momento. No entanto, a modalidade passa a valer para fins rescisórios somente no 25º mês após a solicitação do funcionário.

Como identificar golpes e evitar prejuízos

Como consultar o FGTS?
O trabalhador pode consultar o saldo do FGTS e as movimentações por meio do site da Caixa Econômica Federal. É necessário se cadastrar com o número do PIS/PASEP.

É possível gerenciar as contas do FGTS também no aplicativo gratuito do fundo. O app pode ser baixado pelas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android. Para utilizá-lo, será necessário ter cadastro no site da Caixa.
 

Veja também

Newsletter