Sebrae e Embrapa firmam parceria para dar maior visibilidade aos pequenos produtores orgânicos
Após coletar informações, o projeto vai mapear cadeias produtivas para conectá-las com os consumidores
O Sebrae fechou uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem como objetivo fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios agrícolas. O projeto intitulado “Produtos Agroalimentares Diferenciados” ou PADs, vai dar maior visibilidade e incentivar o consumo de alimentos não convencionais, como orgânicos e agroecológicos (frutas, verduras e hortaliças). Também serão contemplados alimentos típicos de determinada região, como o doce de umbu artesanal produzido no interior nordestino.
O PADs levantará informações sobre a produção, a distribuição e o consumo desses alimentos. Além disso, pretende criar ferramentas para conectar estes segmentos e dar maior visibilidade aos produtos. De acordo com o chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio, o projeto irá beneficiar os pequenos negócios ao facilitar a comunicação entre produtores e consumidores. “Com essas duas frentes (Sebrae e Embrapa) vamos alcançar o objetivo de conectar os produtores de alimentos diferenciados com os consumidores e revendedores”, analisa.
Após o levantamento, serão implementadas dinâmicas voltadas a promover maior conectividade e proximidade entre produção, mercado e consumo, considerando os diversos atores do comércio (agricultores, associações, cooperativas e consumidor final, por exemplo) e os vários fatores que interferem nessa relação. Em termos de resultados, será organizado um banco de dados georreferenciados e integrados, criando um espaço para fortalecer redes de produção e consumo, na forma de mapas de oportunidades em plataformas digitais.
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“O projeto nasce em um contexto que cada vez mais as pessoas buscam alimentos através de aplicativos. Com a criação da plataforma digital do PADs, vamos possibilitar que milhares de pessoas tenham acesso a alimentos especiais, com características de produção e regionalidade que os tornam únicos. Sem dúvida, isso vai potencializar o crescimento dos pequenos negócios”, explica João Flávio.
Além de Pernambuco, o PADs está em execução em Alagoas e Sergipe. Os lugares foram escolhidos em razão do potencial gastronômico e turístico dessas regiões, além da carência de políticas públicas voltadas para inovação na agricultura.
Para a analista da unidade de competitividade do Sebrae, Newman Costa, o mapeamento das informações irá possibilitar a realização de ações de estratégia e de inteligência, que irão motivar a inovação no agro brasileiro. “O PADs nos traz a oportunidade de rastrear e conhecer melhor a riqueza da nossa agricultura. O Brasil é referência mundial pela diversidade de alimentos produzidos, nesse contexto os pequenos negócios têm papel fundamental na garantia da segurança alimentar da população, na geração de emprego e no fortalecimento da economia”, afirma.