Logo Folha de Pernambuco

Empreendedorismo

Sebrae leva pequenos negócios para a 24ª edição da Fenearte

Mais de 60 expositores do estado estarão abrigados no Espaço Sebrae de Economia Criativa, com estandes nas áreas de gastronomia, artesanato e moda autoral

Empreendedora do setor artesanal Empreendedora do setor artesanal  - Foto: Divulgação

O Sebrae Pernambuco irá levar expositores para a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior feira de artesanato da América Latina, que acontece entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O Espaço Sebrae de Economia Criativa ocupará uma área de 540 m², entre as ruas 16 e 17, onde estarão 68 empreendedores de todo o estado, sendo 34 da área de artesanato, 22 de moda autoral, e 12 de gastronomia artesanal. Os estandes de 4m² cada possuem display, prateleiras e bancada, onde os expositores poderão vender seus produtos aos visitantes.

Os expositores selecionados passaram por uma curadoria criteriosa, onde foram avaliados itens como tradição, inovação, originalidade, sustentabilidade e qualidade. Ao todo, 287 negócios se inscreveram na seletiva, que teve o resultado divulgado em maio. 

O grande diferencial do espaço é o subsídio oferecido pelo Sebrae, barateando o custo para os expositores e tornando o evento mais acessível a esses empresários.

Este ano, o Sebrae/PE investiu R$ 691 mil reais na Fenearte, montante utilizado para viabilizar a participação dos expositores e para todas as questões de infraestrutura, além do transporte e hospedagem das caravanas de empreendedores do interior do estado que virão para a feira. 

“É uma oportunidade única para os artesãos pernambucanos explorarem seus trabalhos em um lugar pensado cuidadosamente para eles, num evento de grandeza internacional e que já faz parte do calendário cultural de Pernambuco. Além dos estandes, os empresários poderão contar com o suporte da equipe do Sebrae durante os 11 dias de feira”, destaca Verônica Ribeiro, analista do Sebrae/PE.

Ainda durante o evento, os expositores do espaço exclusivo terão a oportunidade de conversar e fechar negócio com fornecedores e até captar grandes clientes para futuras vendas. 

“Nosso espaço tem uma sinalização diferenciada e vai funcionar como uma grande rede de apoio para esses empresários. Nossa equipe está pronta para intermediar negociações, a fim de que esses empreendedores consigam acessar novos mercados”, completa Verônica.

A ceramista Claudia do Couto (@claudiacoutoartes) foi uma das selecionadas. Empreendedora desde 2018, quando foi desligada da empresa em que trabalhava, começou a sua relação com o barro produzindo pequenas peças de decoração. Atualmente, produz elementos mais sofisticados, como jogos de jantar completos e canecas de cerâmica. 

“Estar presente na Feneate, no espaço do Sebrae, para mim, é gratificante. É a maior expressão da cultura popular, em que cada um coloca um pouco de si, da sua alma, na arte que produz. Ter esse apoio, antes, durante e depois do evento é fundamental. A gente se sente acolhido e é uma oportunidade de expandir os horizontes”, declara Claudia.

No segmento da gastronomia artesanal está a Kaffe (@kaffe.tt), empreendimento pernambucano voltado para a torrefação de café que estará na Fenearte pelo quarto ano seguido. 

“O evento proporciona uma troca, a partir do momento em que você está ao lado de outras empresas que também trabalham o desenvolvimento local. Como empreendedor, somos muito estimulados a estar na feira para não só vender, mas colocar em prática as orientações recebidas em consultorias e oficinas. Nossa empresa presente no espaço do Sebrae, ganha muito peso e muita força, pois mostra que recebemos uma chancela para estar ali”, explica Eudes Santana, proprietário da Kaffe.

Pernambuco Artesão

O Sebrae/PE e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) firmaram um convênio que viabiliza o Programa de Fomento ao Artesanato Pernambucano. A iniciativa busca o desenvolvimento dos negócios gerados pela produção artesanal no estado, por meio de um mapeamento de artesãos e seus processos produtivos, a fim de fortalecer o setor. 

Além do resgate cultural, a parceria visa estimular o uso da inovação para facilitar o acesso dos empreendedores a novos mercados. A expectativa é atender cerca de 600 artesãos, até janeiro de 2025.
 

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter