Logo Folha de Pernambuco

Oportunidade

Secretaria do Trabalho lança qualificação voltada para as pessoas negras

Os cursos serão realizados de forma presencial e calendário será divulgado de acordo com medidas de enfrentamento à Covid-19

Programa “Fortalece a Igualdade”, da SeteqPrograma “Fortalece a Igualdade”, da Seteq - Foto: Divulgação/Assessoria

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq-PE) abriu inscrições para a primeira fase do programa “Fortalece a Igualdade”, que seguem até domingo (28). A iniciativa tem como objetivo empoderar e qualificar as pessoas que são autodeclaradas negras oferecendo diversos cursos gratuitamente. No total, serão abertas mais de 500 vagas. Nesta etapa inicial, serão contempladas as cidades de Ibirajuba, no Agreste, e Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. As atividades têm início na próxima segunda-feira (01). 

Para participar do programa, é necessário ter ensino fundamental completo. Em Abreu e Lima, serão ofertadas 25 vagas para o curso de “Assistente Administrativo”. Já na cidade de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, as oportunidades são para o curso de “Culinária Básica”, com mesma quantidade de vagas. Para se inscrever, o candidato deve realizar inscrição através do link (http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/). De acordo com a Seteq, a data da qualificação nos demais municípios será divulgada de acordo com a disposição das prefeituras e medidas de enfrentamento à pandemia.

Esta é a segunda edição do programa e quem já participou comentou sobre a importância da qualificação na desconstrução de preconceitos. “Tivemos uma gama enorme de conhecimentos, coisas que eu nem conhecia e pude aprender. Visitamos a parte econômica da cidade, bibliotecas, museus e outros lugares chaves de Olinda. Aprendemos a interagir com várias pessoas e respeitá-las em sua essência e identidade”, relatou a Bacharel em Turismo, Avani Maria da Costa Silva, que fez o curso de “Agente de Informações Turísticas” em Olinda.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, reforçou a importância da iniciativa para combater as desigualdades e fortalecer a geração de emprego e renda. “Na mesma intensidade que o programa combate as desigualdades sociais e a discriminação racial, ele promove a qualificação e oportunidade para a geração de emprego. Isso é muito importante para o desenvolvimento das cidades, uma vez que melhora as potencialidades, combate a violência e estimula a cidadania”, disse.

A coordenadora de Projetos da Qualificação, Rafaela Toscano, conta que o programa visa a diminuição da desigualdade social e da discriminação racial nos municípios de Pernambuco. “O programa fortalece a igualdade e tem enfoque no acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo, combate à violência, ao racismo e a xenofobia. Após a sua formação, estarão aptos para o mercado de trabalho e a serem empreendedores”, explicou.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter