Secretaria do Trabalho lança qualificação voltada para as pessoas negras
Os cursos serão realizados de forma presencial e calendário será divulgado de acordo com medidas de enfrentamento à Covid-19
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq-PE) abriu inscrições para a primeira fase do programa “Fortalece a Igualdade”, que seguem até domingo (28). A iniciativa tem como objetivo empoderar e qualificar as pessoas que são autodeclaradas negras oferecendo diversos cursos gratuitamente. No total, serão abertas mais de 500 vagas. Nesta etapa inicial, serão contempladas as cidades de Ibirajuba, no Agreste, e Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. As atividades têm início na próxima segunda-feira (01).
Para participar do programa, é necessário ter ensino fundamental completo. Em Abreu e Lima, serão ofertadas 25 vagas para o curso de “Assistente Administrativo”. Já na cidade de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, as oportunidades são para o curso de “Culinária Básica”, com mesma quantidade de vagas. Para se inscrever, o candidato deve realizar inscrição através do link (http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/). De acordo com a Seteq, a data da qualificação nos demais municípios será divulgada de acordo com a disposição das prefeituras e medidas de enfrentamento à pandemia.
Esta é a segunda edição do programa e quem já participou comentou sobre a importância da qualificação na desconstrução de preconceitos. “Tivemos uma gama enorme de conhecimentos, coisas que eu nem conhecia e pude aprender. Visitamos a parte econômica da cidade, bibliotecas, museus e outros lugares chaves de Olinda. Aprendemos a interagir com várias pessoas e respeitá-las em sua essência e identidade”, relatou a Bacharel em Turismo, Avani Maria da Costa Silva, que fez o curso de “Agente de Informações Turísticas” em Olinda.
Leia também
• Covid e desigualdade em alta devem emperrar reformas e favorecer extremistas
• Em posse, Dani Portela aponta desigualdade e cita Marielle
• Desigualdade racial e pandemia: a importância da divulgação raça/cor nos boletins epidemiológicos
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, reforçou a importância da iniciativa para combater as desigualdades e fortalecer a geração de emprego e renda. “Na mesma intensidade que o programa combate as desigualdades sociais e a discriminação racial, ele promove a qualificação e oportunidade para a geração de emprego. Isso é muito importante para o desenvolvimento das cidades, uma vez que melhora as potencialidades, combate a violência e estimula a cidadania”, disse.
A coordenadora de Projetos da Qualificação, Rafaela Toscano, conta que o programa visa a diminuição da desigualdade social e da discriminação racial nos municípios de Pernambuco. “O programa fortalece a igualdade e tem enfoque no acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo, combate à violência, ao racismo e a xenofobia. Após a sua formação, estarão aptos para o mercado de trabalho e a serem empreendedores”, explicou.