Logo Folha de Pernambuco

Entrevista

Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco destaca ações para promover setor em 2025

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o secretário Paulo Nery destacou as prioridades da pasta

Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco destaca ações para promover o turismo em 2025Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco destaca ações para promover o turismo em 2025 - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery, falou sobre prioridades e expectativas para 2025, preparativos para o Carnaval e o São João, a interiorização do turismo, e o fortalecimento do Litoral Norte como destino. 

1. Quais são as prioridades da secretaria para 2025? 

“Nosso objetivo para o ano que vem é contemplar o desenvolvimento sustentável do turismo, valorizando a cultura local e preservando o patrimônio natural. Entre as prioridades, destacam-se: o fortalecimento de lugares simbólicos; a criação de roteiros turísticos acessíveis; a revitalização do turismo no Litoral Norte; a interiorização do turismo; o desenvolvimento do turismo religioso; a continuidade do receptivo aos cruzeiros marítimos e a criação de um selo símbolo para fortalecer a identidade pernambucana. Além disso, seguir investindo em qualificação profissional, infraestrutura e promoção, para garantirmos experiências únicas para os visitantes”.

2. Entre os projetos na área de turismo, desenvolvidos nos primeiros dois anos da atual gestão, quais o senhor destaca?

 “A gestão da Governadora Raquel Lyra tem implementado um plano estratégico para fortalecer ainda mais o setor do turismo e consolidar Pernambuco como um dos destinos turísticos mais relevantes do Brasil. Para alcançar essa meta, estamos investindo em diversas ações, que incluem não apenas recursos financeiros, mas a articulação com parceiros privados, outras secretarias e órgãos do Estaduais”.

3. Qual a expectativa para o Carnaval do próximo ano e como estão os preparativos?

“O Carnaval e o São João são nossos grandes patrimônios culturais. Para o ano que vem, nossa expectativa é garantir uma festa cada ano mais bonita e atrativa para nossos turistas. Já iniciamos os preparativos e para garantir a riqueza e a diversidade dessas festas em todo o Estado, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Fundarpe, Setur e Empetur, abriu as inscrições para a convocatória dos ciclos Carnavalesco e Junino 2025. A iniciativa visa fortalecer a cultura, valorizando nossas tradições e promovendo a participação de artistas, grupos e coletivos de todas as 12 Regiões de Desenvolvimento”. 

4. Pernambuco atraiu 633 mil viagens domésticas, em 2023, segundo o IBGE. O número é 71% maior do que o registrado em 2021, ano da última pesquisa. Quais ações possibilitaram esse incremento? 

“O Estado se tornou o primeiro do Norte-Nordeste a contar com voos diretos para todas as capitais brasileiras durante a alta temporada, fruto de parcerias estratégicas, especialmente com a Azul Viagens. O Aeroporto Internacional dos Guararapes está se consolidando como o maior do Norte-Nordeste e entre os maiores do Brasil em movimentação de passageiros. Então, todos esses bons resultados são fruto das articulações do Estado junto às companhias aéreas. Além disso, a gestão Raquel Lyra tem feito investimentos na infraestrutura de Pernambuco para garantir o bem-estar da população. Se o Estado for bom para quem já mora aqui, ele também vai ser bom para quem nos visita. Entre os exemplos, posso citar o lançamento do PE na Estrada, programa que vai investir mais de R$ 5 bilhões na infraestrutura viária”. 

5. Em  setembro, a pasta lançou a campanha “Verão Pernambuco, Deixa Rolar”. Quais ações estão sendo realizadas e qual o incremento esperado a partir da iniciativa? 

“A campanha reforça a imagem de Pernambuco como um destino completo e convidativo, incentivando a busca pelos nossos destinos durante a alta temporada. As ativações aconteceram no Brasil e em Países da América Latina ao longo do mês de outubro. Com essa iniciativa, Pernambuco tem a chance de se consolidar como um destino de verão único e repleto de atrações, estimulando o crescimento sustentável do setor turístico”.

6. Como a secretaria se relaciona com o trade turístico do Estado? Quais as  demandas do setor e como o Governo tem feito para atender?

“A cada trimestre, promovemos reuniões com os representantes do trade por meio do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco, onde discutimos estratégias e ouvimos as demandas dos atores locais para aprimorar nossos destinos e atrair mais visitantes. Recentemente, embarcamos em uma missão internacional com o trade de Porto de Galinhas, participando do roadshow Porto de Galinhas na Argentina e no Chile. Essa ação foi uma oportunidade de promover Pernambuco nos mercados latino-americanos, reforçando a visibilidade de nossos destinos e criando novas conexões com o público internacional. Também nos reunimos com representantes do trade do Litoral Norte, onde empresários e profissionais do setor turístico da região discutiram propostas para impulsionar o turismo e fortalecer a economia local”.

7. O que a secretaria tem feito para incentivar o turismo nos municípios do Interior e no Litoral Norte do Estado?

“O Litoral Norte tem um papel fundamental no desenvolvimento do turismo do Estado. Reconhecendo essa importância, temos intensificado nossas ações de relacionamento com o trade turístico da região e com prefeitos eleitos, ouvindo as necessidades do setor e trabalhando para fortalecer a infraestrutura e os serviços locais. Estamos investindo na formação profissional, especialmente no turismo de aventura, com foco em capacitação e segurança, para garantir experiências de qualidade. Além disso, a reabertura do Projeto Peixe-Boi em Itamaracá é uma de nossas prioridades. Estamos em contato direto com o ICMBio para viabilizar essa retomada, que valoriza a preservação ambiental e reforça o turismo ecológico e educativo na região”. 

Veja também

"Postura antiglobalização" dos EUA tem efeitos sociais "perversos", diz Haddad
EUA

"Postura antiglobalização" dos EUA tem efeitos sociais "perversos", diz Haddad

COP29 tem cinco dias para alcançar acordo de financiamento do clima
cop29

COP29 tem cinco dias para alcançar acordo de financiamento do clima

Newsletter