Segunda edição da Fiarc busca estimular os pequenos artesãos locais
Edição deste ano acontecerá em dezembro e terá como homenageado o mestre artesão Zé Lopes, falecido devido à Covid-19
Com o objetivo de valorizar a cultura regional e aumentar a visibilidade dos pequenos artesãos, a segunda edição da Feira Internacional de Artesanato e Cultura (Fiarc) acontecerá entre os dias 9 e 13 de dezembro, no Ramada Hotel & Suítes, em Boa Viagem. O evento será gratuito, mas os visitantes poderão levar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Nacc.
Devido à pandemia do Covid-19, o evento será menor em relação ao ano passado. Serão aproximadamente 70 expositores e o público será rotativo, com 300 pessoas podendo estar simultaneamente dentro da feira. O idealizador da Fiarc, Karlus Demétrius, estima que o evento pode movimentar cerca de R$ 700 mil. “A ideia é estimular a venda de artesanatos, produzidos por nossos artistas, movimentar a economia e fortalecer o turismo local", destacou.
Uma novidade deste ano é que, ao invés dos estandes, os artesões ficarão em barracas para mostrar seus produtos. Essa foi uma das medidas para garantir a segurança dos artesãos e visitantes. A distribuição de máscaras face shield aos expositores e totens de álcool em gel no local são algumas das demais medidas.
A feira não contará apenas com a exposição de artesanatos. “Teremos oficinas, palestras, cervejas artesanais, arte popular e religiosa, shows, concurso gastronômico, praça de alimentação. Ainda haverá apresentações em formato híbrido, ou seja, presencialmente e virtualmente, através do youtube. Elas acontecerão no espaço cultural Marron Brasileiro, que contará com a apresentação do cantor", explicou Karlus Demétrius.
Leia também
• Artesanato do NE é um dos temas do webinar "Panorama Econômico dos Setores Cultural e Criativo
• Morre o mestre mamulengueiro Zé Lopes, Patrimônio Vivo de Pernambuco
• Fenearte 2020 é adiada devido ao novo coronavírus
O homenageado do evento deste ano será um dos ícones da cultura popular, o artesão Zé Lopes, mestre na arte do mamulengo e natural de Glória do Goitá que faleceu recentemente por conta da Covid-19. Os artesãos que queiram participar do evento poderão entrar em contato com os produtores pelos seguintes números: 9.9706-4485 ou 9.9504-2474.