Compras

Segunda edição de Black Friday brasileira tem início nesta quinta-feira (3)

De acordo com o material de divulgação da Secom da Presidência da República, o evento 'vai unir comércio e varejo para celebrar a retomada da economia'

Black Friday no Extra, da Benfica, no RecifeBlack Friday no Extra, da Benfica, no Recife - Foto: Paullo Almeida / Folha de Pernambuco

A segunda edição da "Semana Brasil", uma espécie de Black Friday brasileira, começa nesta quinta-feira (3) e vai até 13 de setembro. A iniciativa tem apoio do governo federal e é coordenada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

O conceito da campanha publicitária que começa a ser veiculada nesta segunda-feira (31) em TVs, rádios, internet e redes sociais é "vamos em frente, com cuidado e confiança".

De acordo com o material de divulgação da Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República, o evento "vai unir comércio e varejo para celebrar a retomada da economia" e "marca a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio" em meio à pandemia de Covid-19, que, na noite de domingo (30), registava 3,9 milhões de casos e 120,9 mil mortes no Brasil.

Desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) equipara a crise sanitária com a econômica e critica prefeitos e governadores por terem fechado o comércio numa tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus. O Palácio do Planalto diz que, no ano passado, segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online durante o período cresceram 41% em relação ao mesmo período de 2018. Já as vendas no varejo registraram crescimento nominal de 11,3%, segundo levantamento da Cielo.

De acordo com o governo, em 2019, mais de 14 mil empresas participaram da "Semana Brasil". Indicadores do Banco Central e do IBGE mostram uma aceleração da atividade econômica do país no terceiro trimestre de 2019. Para especialistas, a realização da Semana Brasil foi um dos fatores que influenciaram o desempenho econômico no mês de setembro.Já o desfile militar de 7 de Setembro foi cancelado por causa da pandemia.

Veja também

Wall Street fecha sem tendência após semana de recordes
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha sem tendência após semana de recordes

ONS vê consumo maior de energia em setembro e redução no nível dos reservatórios
Energia elétrica

ONS vê consumo maior de energia em setembro e redução no nível dos reservatórios

Newsletter